Origem do Carnaval: saiba como surgiu a maior festa cultural do Brasil
Entre os séculos XVI e XVII, era comum que a população realizasse comemorações em homenagem aos deuses. Alguns povos festejavam à espera da primavera ou como forma de agradecimento por um momento vivido devido a um deus específico.
Algum tempo depois, o Carnaval passou a ser associado à religião católica. Ele passou a marcar o período da Quaresma, tempo em que os católicos realizam o jejum em preparação para a Páscoa.
No Brasil, a prática foi influenciada pelos portugueses e surgiu como uma brincadeira popular, na qual as pessoas arremessavam ovos, tintas e água umas nas outras. A festividade ficou conhecida como “entrudo” e era praticada principalmente por pobres, alforriados e escravizados.
Gradualmente, a brincadeira com alimentos deu lugar a uma comemoração inspirada nos costumes europeus, agora com confetes e serpentinas.
Com o passar do tempo, as festividades evoluíram para os conhecidos “bloquinhos”. A população saía às ruas cantando músicas populares que tocavam no rádio, como as canções de Carmen Miranda, reproduzidas pelos grupos reunidos.
Em 1932, Mário Filho organizou o 1° desfile das agremiações. Cerca de 19 grupos participaram, utilizando instrumentos e letras baseadas em críticas sociais e na cultura brasileira.
Produção: RIC.com.brWeb story: Alana de AbreuSupervisão: Guilherme Fortunato