Confira 5 pegadinhas na hora de declarar o imposto de renda

Atenção! Erros e omissões no momento de preencher a Declaração do Imposto de Renda podem colocar a declaração em risco e levar você à malha fina 

 1. Despesas de saúde Pode parecer prático deduzir gastos médicos sem reunir os comprovantes corretos. Mas, A Receita Federal pode solicitar documentos que comprovem essas despesas. Sem a documentação, a declaração pode ser desconsiderada.

 2. Declarar imóveis sem pontuar a valorização Para declarar imóveis é preciso calcular o ganho de capital, considerando a valorização dele. A omissão desse cálculo pode acarretar em pagamento de imposto devido e juros.

 3. Fontes pagadoras divergentes Caso você tenha mais de uma fonte pagadora no ano, é obrigatório informar todas elas na declaração. A omissão pode levar à malha fina e ao pagamento de impostos adicionais.

 4. Rendimentos dependentes  Para os cidadãos que tiverem dependentes é preciso somar os dados. Caso não esteja listado os gastos deles com o seu, a faixa de tributação poderá ser impactada. 

 5. Rendimento internacional Saldos, investimentos e rendimentos internacionais quando excluídos, geram multas e juros, além de poder gerar complicações legais para o cidadão.

Produção: RIC.com.br Web story: Alana de Abreu Supervisão

Leia mais em  nosso portal: