Entenda a diferença entre o isolamento social vertical e horizontal
Em meio a pandemia coronavírus, a principal medida aplicada ao redor do mundo é o isolamento social, que em algumas regiões funciona da maneira vertical e em outras horizontal.
Esses termos acabam sendo divulgados nas mídias e podem causar estranheza para quem não tem familiaridade com o assunto. Confira a seguir quais são as diferenças entre o isolamento vertical e isolamento horizontal do novo coronavírus.
Isolamento vertical
Nos últimos dias surgiram várias notícias sobre o governo e a ideia de implementar o isolamento vertical como medida contra o novo coronavírus. Mas afinal o que esse termo significa?
O médico Jamal Azzam explicou ao Balanço Geral o que é e como funciona o isolamento vertical comentado pelo governo. Segundo ele “O que as autoridades querem dizer é que começa de cima para baixo, do grupo de maior risco para o menor risco.” Azzam explica que o grupo de maior risco hoje são os indivíduos acima de 60 anos, com doenças crônicas, em especial doenças cardiovasculares.
Isolamento horizontal
O isolamento horizontal é o que estamos vivendo atualmente. É quando todos os grupos são isolados, independentemente do grau de risco. Esta é a medida defendida pela OMS e por diversos setores da saúde. Segundo a Organização Mundial da Saúde esse tipo de isolamento social é o ideal para combater uma doença, pois o indivíduo que não pertence a um grupo de risco atua como um vetor, podendo facilmente transmitir a doença a uma pessoa mais vulnerável.
Qual o melhor tipo de isolamento social?
Cada doença pode pedir uma medida específica de isolamento social, mas o Dr. Jamal reforça as consequências durante a pandemia coronavírus, dizendo que “O isolamento vertical pode causar vários problemas, especialmente porque 30 dias depois do início (do coronavírus no Brasil) é que tem uma tendência das coisas piorarem. Quando você isola somente o grupo de risco, você está deixando transmissores livres, mesmo sem sintomas.”
De acordo com especialistas o isolamento horizontal é mais eficaz quando se trata de um vírus com o poder de transmissão do Sars-CoV-2. Tedros Adhanom, diretor-geral da OMS, também se pronunciou a favor do isolamento horizontal: “é a única opção que temos para derrotar esse vírus”