Prefeitura de Cascavel publica decretos que alteram toque de recolher e permitem abertura de praças de alimentação
Em edição extra do Diário Oficial do Município de Cascavel, publicado no início da noite desta terça-feira (5), dois novos decretos trazem novas flexibilizações nas restrições impostas como forma de combate ao avanço da covid-19. As mudanças que entraram em vigor no instante da publicação, reduzem o período do toque de recolher e libera que praças de alimentação funcionem, como por exemplo em shoppings e restaurantes populares.
Decretos em Cascavel
O Decreto Municipal 15.424 atende algumas decisões que foram tomadas na última reunião do COE (Centro de Operações Emergenciais), realizada no dia 29 de abril no auditório da prefeitura. O decreto autoriza o retorno das atividades do restaurante popular e de restaurantes que ficam dentro dos supermercados, que deverão adotar algumas medidas sanitárias.
As praças de alimentação dos shoppings tiveram suas atividades liberadas, desde que respeitem as medidas que previnam a disseminação do vírus. Os elevadores e estacionamentos dos shoppings, no entanto, ainda continuam com uso proibido pelos clientes.
O atendimento noturno de lanchonetes, pizzarias e confeitarias foi liberado até às 22h30, mas deve ter restrição de público.
Já o Decreto 15.425, reduz o período do toque de recolher. Agora passa a valer a partir das 23h até às 6h e não mais às 21h. Ambos os decretos entraram em vigor imediatamente após a publicação.
O novo decreto tem como objetivo estratégico limitar a transmissão do vírus, inclusive as infecções secundárias entre contatos próximos e profissionais expostos aos riscos de infecção.
Para enfrentamento da emergência de saúde relativa à covid-19 poderão, caso necessário, ser adotadas medidas como isolamento, quarentena, exames médicos, testes laboratoriais, teletrabalho aos servidores públicos entre outros.
Coronavírus em Cascavel
Segundo os dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), nesta terça-feira (5), Cascavel possui 86 casos confirmados de coronavírus com 4 mortes.
Além disso, 69 pacientes já se recuperaram da doença.