1º Prêmio Orgulho da Terra destaca agricultores paranaenses; veja os ganhadores
O 1º Prêmio Orgulho da Terra, que reconhece as melhores práticas econômicas, ambientais e sociais do agronegócio paranaense, revelou seus vencedores na noite desta terça-feira (07). A iniciativa do Grupo RIC, também foi realizada em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná-IAPAR-Emater (IDR-Paraná) e o Sistema Ocepar.
O Troféu Orgulho da Terra teve 12 categorias, além do reconhecimento da Personalidade do Ano do Agronegócio.
Confira os ganhadores:
- Carlos Stuany – Psicultura
- Dalton Ludewig – Produtor de Aves
- Marino Gabriel – Produtor de suínos
- Franciele Rechemback – Agroindústria
- João Carlos Ribas Ortiz – Bovinocultura de Leite
- Moacir Gaspareto – Feijão
- Elza cordeiro – Inclusão social
- Claudecir Lucman – Sericicultura
- Lucia Alves – Agroecologia
- José Alfredo Silveira Bovo – Bovinucultura de Corte
- Laercio Dala Vecchia – Soja e Milho
- João Carlos Betiatto – Turismo Rural
- Norberto Ortigara – Personalidade do Ano do Agronegócio
“A gente fica muito honrada que está tendo esse reconhecimento por todo o trabalho e dedicação que temos no campo e que está sendo reconhecido num prêmio tão importante a nível de estado.”
Franciele Rechemback, ganhadora na categoria Agroindústria
As propriedades concorrentes receberam a visita dos jornalistas Rose Machado e Sérgio Mendes, apresentadores do RIC Rural, para conhecer em detalhes o dia a dia de cada uma, destacando as práticas que fazem delas exemplos inspiradores para todo o setor do agronegócio.
“Você vê os produtores, as mulheres, os filhos dos agricultores em busca de informação sobre o que é melhor plantar, quanto custa a soja hoje, quanto custa o boi amanhã.”
orgulhou-se Rose Machado, apresentadora do RIC Rural
A entrega do prêmio, contou com a participação do governador Ratinho Junior, que destacou a importância deste tipo de iniciativa do Grupo RIC. “Tem que parabenizar e prestigiar o Grupo RIC, que tem esse olhar de apresentar para a população a importância que o pequeno produtor tem para o agronegócio mundial”.
“Quem faz tudo isso é o pequeno agricultor. Mais de 80% da produção da agricultura paranaense é das pequenas propriedades, que faz uma agricultura de alta tecnologia e com uma responsabilidade ambiental fantástica. Essa premiação do Grupo RIC fortalece, incentiva e mostra para a população como é realmente fazer uma agricultura sustentável e organizada”, completou o governador.
O presidente do Grupo RIC, Leonardo Petrelli, explica que o Prêmio Orgulho da Terra tem forte olhar para os produtores engajados e com competência técnica para o desenvolvimento de propriedades sustentáveis.
“Está no DNA do Grupo RIC dar voz aos projetos que constroem o Paraná. É um orgulho dizer que somos pioneiros neste tipo de premiação que incentiva o agronegócio”,
ressaltou Petrelli.
O Prêmio Orgulho da Terra é patrocinado por: Coamo, IDR-Paraná, Sistema Ocepar, C.Vale, Itaipu Binacional e Pneu Z.