Cascavel, no oeste do PR, é a cidade que mais produz frangos no Brasil
A produção de frangos só tem aumentado nos últimos anos no Brasil. A criação aumentou de 52 milhões de aves em 2020, para 1,5 bilhão em 2021. E a cidade brasileira que mais produz a proteína animal é Cascavel, no Oeste do Paraná.
A cidade lidera o ranking de 5.486 municípios que criam frangos no país, um aumento de 17% em relação ao ano passado. No Brasil, são criados no total mais de 20 milhões de animais, um negócio que tem se tornado rentável tanto para o produtor no campo, quanto para as cooperativas.
É o caso do produtor rural Daniel Salvatti, que junto com a família produz frangos há 18 anos. Eles criaram 40 mil animais em 2021. E já ampliaram para 110 mil este ano. E a família de Daniel está animada, pois pretende investir em mais dois aviários em um ou dois anos.
“É uma proteína que o mundo inteiro consome”, diz Daniel.
Dilvo Grolli, presidente da Cooperativa Agroindustrial de Cascavel (Coopavel), disse que esse aumento gera valor agregado desde a propriedade rural, dando oportunidade de trabalho e renda aos produtores rurais, até a área urbana, na parte da agroindústria, não só no frigorífico de frango, mas também numa cadeia de indústrias e prestação de serviços que existem no entorno.
No ano passado, a produção de frango no País ficou em 14 milhões e 330 mil toneladas. Para esta ano, a expectativa é ultrapassar 14 milhões e 800 mil toneladas. Só os estados do sul produzem mais da metade deste total. E o Paraná é responsável por 35% deste montante.