CastraPet: Agenda de março deve esterilizar cerca de 1.195 animais no Paraná
A partir desta quinta-feira (2), a agenda de março do Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos (CastraPet) estará aberta. A previsão da ação é de que 1.195 animais sejam castrados durante a primeira quinzena e tem início em Ipiranga, nos Campos Gerais.
Leia mais:
- Aniversário de Curitiba: Praças terão sessões gratuitas de cinema
- Veja os valores nos postos de Curitiba após o aumento do preço da gasolina
Até o dia 15 o programa passará por sete municípios. Após Ipiranga, segue para Irati (dias 4 e 6), Prudentópolis (7 e 8), Carambeí (9), Ponta Grossa (10 e 11), Balsa Nova (13 e 14) e Campo do Tenente (15).
Todos os animais que são atendidos pelo CastraPet recebem um microchip com código exclusivo para sua identificação. Os cadastros são feitos pelas prefeituras, que contemplam Organizações Não Governamentais (ONG), protetores independentes e a população de baixa renda. O atendimento é gratuito.
O CastraPet é uma ação estadual que tem como objetivo a prevenção de zoonoses e o controle populacional de cães e gatos, evitando o abandono nas ruas e maus-tratos. Com a esterilização evita-se as crias indesejadas e consequentemente o abandono, bem como câncer de útero e mamas nas fêmeas e a incidência do câncer de próstata nos machos. O programa também prevê ações educativas em relação ao cuidado com os animais.
O balanço preliminar do mês de fevereiro aponta cerca de 4.700 animais esterilizados no Paraná desde o início do ano;