Pigcasso: porca que foi resgatada do abate agora é uma artista
Joane Lefson, resgatou uma porca com um mês de idade em um matadouro e em pouco tempo percebeu que o animal era especial. Segundo a tutora, por vontade própria, a porquinha começou a pintar telas em casa, um santuário localizado na África do Sul.
De acordo com o News Tvs, recentemente, a porca de 680kg fez uma obra de arte que foi vendida por aproximadamente R$150 mil reais. O comprador foi um alemão chamado Peter Esser. Com a venda, Pigcasso bateu o recorde do macaco Congo, que em 2005 pintou uma tela que foi vendida por aproximadamente R$ 90 mil reais. Segundo a tutora, o valor arrecadado com a obra será utilizado na reforma e manutenção da fazenda.
“Eu queria que a Pigcasso criasse algo que nunca havia sido feito antes. Uma tela grande e gigantesca que poderia desafiar o valor intrínseco de uma obra de arte criada por um animal ”
disse a tutora em entrevista ao Daily Mail.
- Leia também:
A tutora explica porque a peça teve tanto sucesso: “Houve um interesse significativo na peça. Não é apenas uma pintura visualmente deslumbrante e bela, é um momento profundo para Pigcasso e os animais da fazenda. Você não pode olhar para isso e não vai dar mais valor à sua inteligência, individualidade e criatividade ”, diz Lefson.
De acordo com especialistas, os porcos têm um QI considerado equivalente a de uma criança de 3 anos. A espécie é considerada a quarta mais inteligente do planeta, perdendo apenas para humanos, chimpanzés e golfinhos.
A porquinha artista possui uma conta no Instagram com mais de 40 mil seguidores, nas fotos é possível ver algumas de suas obras de arte.