VÍDEO: Gatos são envenenados e aparecem mortos em condomínio de Londrina
Em menos de uma semana, três gatos morreram por envenenamento e dois desapareceram em um condomínio na Avenida dos Pioneiros, na Zona Leste de Londrina, no Norte do Paraná. A dona de um dos animais registrou o momento em que ele agoniza até morrer.
- Leia também:
O funcionário público Antônio Carlos encontrou o primeiro gato morto no começo da semana. Ele conta que um dia depois, também encontrou cabeças de peixe com chumbo dentro, veneno utilizado para matar animais.
“O animal estava agonizando em um canto em uma viela. Ele tinha acabado de comer a cabeça de peixe que nós não tínhamos encontrado no momento”, conta.
Neste mesmo dia, outros dois gatos foram mortos, incluindo o que foi filmado pela tutora. No vídeo, além do gato sofrendo, é possível ver as crianças chorando desesperadamente com a situação.
Veja o vídeo da dona do animal encontrando ele sofrendo:
Apesar de ser proibido, o chumbinho pode ser comprado facilmente. Os moradores suspeitam que o vizinho insatisfeito com os animais tenha cometido o crime.
A gerente de bem-estar animal da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) de Londrina, Esther Romero, afirma que o primeiro passo é denunciar para a polícia.
“Através de um boletim de ocorrência a polícia pode abrir uma investigação e chegar até o infrator. Após isso, a delegacia encaminha para a Sema”
Em seguida, a secretaria fica responsável sobre as medidas aplicadas ao criminoso. De acordo com a Lei Nº 14.064, “Quando se tratar de cão ou gato, a pena para as condutas descritas no caput deste artigo será de reclusão, de 2 (dois) a 5 (cinco) anos, multa e proibição da guarda”.
Neste caso, um boletim de ocorrência ainda não foi registrado. Até o momento de fechamento desta matéria nenhuma pessoa foi responsabilizada pelo crime.