Comemorado em 6 de janeiro, Dia de Reis já foi feriado no Brasil; entenda
Comemorado sempre no dia 6 de janeiro, o Dia de Reis é uma comemoração tradicional entre os cristãos. A data, que marca a visita dos Reis Magos ao recém-nascido Menino Jesus, já teve mais força no calendário, inclusive sendo feriado em todo o território nacional.
O Dia de Reis é conhecido também como Folia dos Reis, Terno dos Reis, Dia dos Santos Reis e Dia da Epifania. As comemorações da data começaram no século VIII, quando os reis magos Gaspar, Baltazar e Melchior foram santificados pela Igreja Católica. Segundo a Bíblia cristã, eles levaram ouro, mirra e incenso como presentes para Jesus.
No Brasil, seguindo muito da tradição trazida pelos portugueses ainda na época colonial, a data é comemorada por meio de celebrações chamadas de folias ou reisados. Esta festa popular ainda é bastante popular no interior do país, quando violeiros e cantadores, trajados como os Reis Magos, vão de porta em porta nas casas das pessoas.
Além dos músicos instrumentistas e cantores, o grupo muitas vezes se compõe também de dançarinos, palhaços e outras figuras folclóricas devidamente caracterizadas, segundo as lendas e tradições locais. As visitas servem para abençoar e purificar os ambientes e, em troca, os moradores oferecem comida para as Companhias de Reis.
Dia de Reis já foi feriado no Brasil
Por se tratar de um país eminentemente católico, o Dia de Reis já foi feriado nacional. A data saiu do calendário de feriados em 1967, durante o Governo Militar, junto com outras comemorações religiosas.
No entanto, em algumas poucas cidades, ainda é feriado municipal. É o caso da capital do Rio Grande do Norte, Natal, que tem os três Reis Magos como padroeiros da cidade.