Curitiba ganhará mega painéis sobre a Mata Atlântica a partir desta segunda (14)

Publicado em 14 fev 2022, às 21h25.

Curitiba vai receber o Projeto Muros na Mata Atlântica. E o primeiro painel, de aproximadamente 100 metros quadrados, será pintado a partir desta segunda-feira (14) no muro aos fundos da Escola Professor Brandão, na Rua Campos Salles, 43, próximo da Prefeitura de Curitiba, no Centro Cívico.

A estimativa é a de que essa primeira obra esteja concluída até o dia 17 de fevereiro, dependendo das condições climáticas. A localização do segundo painel e o início de sua pintura serão definidos ao longo desta semana.

O projeto contempla diversas ações, com destaque para a produção de dois murais multicoloridos, assinados pelo artista plástico Filiage. O projeto foi idealizado com a proposta de trazer a exuberância da natureza para o espaço urbano das metrópoles, assim como para celebrar a biodiversidade da Mata Atlântica. 

“O propósito do projeto é presentear as comunidades com murais que, além de valorizar e impactar o entorno das áreas onde serão pintados, celebram a biodiversidade, animal e vegetal, e chamam a atenção para a urgência de preservação do que resta de Mata Atlântica”,

afirma Filiage. 
(Foto: Divulgação)

O artista nota que a Mata Atlântica, que originalmente cobria quase todo o litoral brasileiro, hoje está reduzida a menos de 10% de sua cobertura original. “Na região antes coberta por sua exuberante vegetação e lar de centenas de espécies de animais, hoje moram cerca de 70% da população brasileira, que são convidados a participar do esforço fundamental de preservação e recuperação desse inigualável patrimônio natural”, enfatiza Filiage.

Eventos formativos

Curitiba é a quarta cidade a receber o Projeto Muros na Mata Atlântica, que foi aberto em Campinas (SP) e em seguida foi implementado em Mauá, também em São Paulo, e em Joinville (SC).

Após Curitiba, a iniciativa será levada também à capital de São Paulo (dois murais), a São José do Rio Preto, em São Paulo; Foz do Iguaçu, no Paraná; Florianópolis (dois murais), em Santa Catarina; e Gramado e Porto Alegre (dois murais), no Rio Grande do Sul. 

“A arte tem o incrível poder de transformar um simples muro em uma obra artística. Por isso, além de levar beleza às ruas e valorizar o talento do artista por meio de intervenções que proporcionarão mais cor e relevância ao espaço urbano, o projeto também contempla ações formativas para o público”,

explica a produtora cultural Silvia Maria Track, diretora da Track Comunicação. 
(Foto: Divulgação)


Em Curitiba, acontece no dia 18 de fevereiro, às 19h, uma palestra sobre a Mata Atlântica na Gibiteca.

Serviço

  • Endereço: Rua Carlos Cavalcanti n 533, Centro.
  • Contato: (41) 3321- 3250
  • Redes sociais: Facebook (www.facebook.com/MurosnaMata) e Instagram (@filiage.arte)

Também será realizada em Curitiba uma visita guiada, para estudantes de educação especial, em um dos dois painéis, em data e horário ainda dependendo de confirmação. 

A palestra e a visita serão realizadas em conformidade com os protocolos de saúde referentes à Covid-19 adotados pelas autoridades sanitárias de Curitiba. 

Registrou um flagrante? Mande para o WhatsApp do RIC Mais. Clique aqui e faça o portal com a gente!