Curitiba será a capital brasileira da arte vidreira com mostra de 80 criadores

Publicado em 20 jun 2022, às 15h22.

O Museu Municipal de Arte de Curitiba, no Portão Cultural, recebe de terça-feira (21) até 24 de julho o Salão Arte em Vidro Brasil 2022. A mostra curitibana se integra aos eventos oficiais da ONU (Organização das Nações Unidas) para as comemorações do Ano Internacional do Vidro. A exposição apresenta 100 obras de 80 artistas vidreiros, representando a produção artística brasileira nas técnicas de vitrofusão, vidro soprado, mosaico em vidro e vitral.  

Leia mais: Feirinhas de inverno de Curitiba começam nesta quarta (15); veja horários

Com esta mostra, Curitiba se insere no circuito das comemorações oficiais instituídas pela ONU em todo o mundo, para enfatizar a importância sustentável, cultural e econômica do vidro, o material mais puro e único 100% reciclável que existe. Exposições em diferentes países estão programadas para celebrar o passado, o presente e o futuro do vidro. 

Arte e sustentabilidade 

Com apoio da Fundação Cultural de Curitiba, o Salão do Vidro foi idealizado pela artista curitibana Desirée Sessegolo, uma das mais premiadas e destacadas representantes do Brasil no cenário da arte vidreira internacional. Desirée se juntou à designer Edilene Guzzoni e aos produtores culturais Hugo Weber Júnior e Ana Paula Sessegolo Pimpão para organizar o salão. 

Na mostra estarão representantes de nove estados: Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Distrito Federal, Minas Gerais e Espírito Santo. Na seleção, feita por uma comissão julgadora formada por especialistas do Brasil, México e Argentina, estão peças decorativas, mosaicos, vitrais e joias contemporâneas, produções artísticas com nível técnico compatíveis com obras realizadas em países da Europa e Estados Unidos. 

Palestrante internacional 

Na semana de inauguração do Salão Arte em Vidro Brasil 2022, renomados artistas e curadores estarão na cidade para proferir palestras sobre a arte e a história do vidro. As palestras são gratuitas e voltadas a artistas, estudantes, profissionais de arquitetura, decoração e design. 

Entre os palestrantes está o galerista, antiquário e artista belga-italiano Jean Blanchaert, que dirige em Milão (Itália) uma galeria especializada em vidro, cerâmica, esmalte e materiais contemporâneos. Blanchaert foi curador de inúmeras exposições e escreveu sobre arte e design para a revista mensal Art e Dossier. Ele fará três palestras sobre Vidro Veneziano do Século XX, Vidro Contemporâneo Internacional e Vitrais de Catedrais Antigas e Contemporâneas. 

Outra palestrante é a curitibana Loire Nissen, que fundou o primeiro grupo de artistas vidreiros de Curitiba. Formada na Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap), em artes plásticas e licenciatura, desenvolveu sua pesquisa na arte em vidro e se especializou em ateliês na Alemanha. Loire fará a palestra “Vidro – a Arte de ser Invisível”. 

A artista visual gaúcha Jaqueline Noleto falará sobre “Vidro de janela x obra de arte”. Jaqueline dirige o Sítio das Artes em Porto Alegre desde 2013, onde desenvolve projetos em vidro artístico e ministra cursos das mais variadas técnicas de arte em vidro. Ela é coordenadora do Comitê Brasileiro do Ano Internacional do Vidro (ONU). 

O ciclo de debates tem ainda uma palestra da artista Cristina Baena sobre o Venice Glass Week, a Semana do Vidro de Veneza, um festival internacional anual dedicado a celebrar, promover e apoiar a arte do vidro. Veneza e a ilha de Murano, na Itália, são referências mundiais nesse tipo de arte. 

Além das palestras, estão programadas contrapartidas sociais e ações educativas. Serão promovidas visitas guiadas para estudantes da rede pública de ensino e uma oficina para 25 mulheres em situação de vulnerabilidade social na Associação Maria Cazetta em Curitiba. 

Serviço: 

  • Salão Arte em Vidro Brasil 2022 
  • Local: Museu Municipal de Arte/ Sala Célia Neves Lazzarotto – Portão Cultural  
  • Endereço: Av. República Argentina, 3430 – Portão, Curitiba – PR. 
  • Datas e horários: de 21 de junho (abertura às 19h:00) a 24 de julho de 2022.  
  • De terça-feira a domingo, das 10h às 19h 
  • Entrada gratuita 

Palestras 

  • 22/6 – 19h:00 – Venice Glass Week, com Cristine Baena 
  • 22/6 – 20h:00 – Vidro Veneziano do Século XX, com Jean Blanchaert 
  • 23/6 – 19h:00 – Vidro de Janela X Obra de Arte, com Jaqueline Noleto 
  • 23/6 – 20h:00 – Vidro Contemporâneo Internacional, com Jean Blanchaert 
  • 24/6 – 19h:00 – A Arte de Ser Invisível, com Loire Nissen 
  • 24/6 – 20h:00 –Vitrais de Catedrais Antigas e Contemporâneas, com Jean Blanchaert