Documentário sobre grafites de Londrina estreia nesta sexta (16)

por Maria Eduarda Paloco
com informações de Prefeitura Municipal de Londrina e supervisão de Giselle Ulbrich
Publicado em 16 set 2022, às 05h40. Atualizado em: 15 set 2022 às 22h30.

O documentário “Caminhos Graffiti” estreia nesta sexta-feira (16) em Londrina, no Norte do Paraná. A obra exibe a história do projeto que coloriu sete viadutos do município, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

A exibição será na Escola de Circo de Londrina, localizada na Avenida Saul Elkind, 790, no bairro Maria Cecília, região Norte, às 19h. Além disso, um site do projeto será lançado e os participantes vão receber um certificado.

O documentário, produzido pela Vertigo Filmes, capta o processo de produção das artes. Segundo o secretário municipal de Cultura, Bernardo Pellegrini, “O documentário inaugura um novo momento dessa arte de rua, que vem crescendo há décadas, formando e preparando artistas e se relacionando com a população num verdadeiro museu de arte de rua a céu aberto”.

Conheça o projeto

O projeto Caminhos Graffiti foi criado pela Secretaria Municipal de Cultura (SMC) em conjunto com a Associação Londrinense de Circo (ALC) e o Coletivo Cap Style. Carão, Thiagu Agu, Korneta, Napa, Huggo Rocha e Kenia são os integrantes do coletivo e os principais grafiteiros desse projeto.

Além dos sete artistas escalados, outros seis convidados colaboraram com artes. São eles: Heu, de São Paulo; Seth, de Curitiba; Jay, de Cascavel; Gardenal, de Colombo; Rokyta, do Chile e J dias, de Rolândia.

Cada integrante do coletivo ficou responsável por um viaduto. Em conjunto com o projeto, oficinas foram disponibilizadas para iniciantes nesta arte, que foram ministradas pelos artistas responsáveis. O projeto teve patrocínio do Programa Municipal de Incentivo a Cultura e os integrantes foram remunerados.