Popular no Brasil, Carnaval é tradição centenária e tem origem europeia

Publicado em 17 fev 2023, às 08h50. Atualizado em: 16 fev 2023 às 19h29.

Uma das festas mais populares e concorridas ao redor do Brasil, o Carnaval surgiu muito longe do país, há algumas centenas de anos. Sua origem é fortemente associada ao cristianismo, e remete à Idade Média, período histórico iniciado com a Queda do Império Romano do Ocidente, em 476, e encerrado pela Tomada de Constantinopla pelos turcos-otomanos, em 1453.

Leia mais:

Alguns historiadores apontam origens ainda mais remotas para a tradicional celebração, mas é neste período histórico que as manifestações populares são mais conhecidas. Apesar de adotar vários elementos de civilizações antigas como os gregos e os romanos, por exemplo, as bases da festa que conhecemos hoje foram fixadas mesmo no período medieval.

A ideia que marcava o Carnaval antes da Idade Média era a de virar o mundo de cabeça para baixo, adotando a liberalidade e até mesmo certa libertinagem nos costumes. Gregos e romanos realizavam festas em homenagem a deus Dionísio (Baco, para os romanos), promovendo bebedeiras e outros prazeres carnais.

Mas essa natureza da festa foi alterada ao longo do período medieval a partir da consolidação da Igreja Católica, que procurou adotar algum controle dos ímpetos festivos da população. Isso porque as festas eram tidas como exageros, portanto, propensas a práticas enxergadas como pecaminosas.

É nessa época que a Igreja estabelece a Quaresma — período de 40 dias que antecede a Semana Santa e é marcado pela contrição e pelo jejum. A existência desse período de restrições conseguiu de alguma maneira controlar o furor festivo da população para as semanas e meses anteriores à Quaresma, dando início as festividades que se apreoximam do atual Carnaval.

carnis levale, conhecido também como carne vale, surge então como um período para as pessoas extravasarem seus desejos antes de iniciarem a Quaresma. A expressão significa “retirar a carnee representa o Carnaval exatamente como o momento de preparação para que os prazeres carnais fossem retirados.

Devido à essa origem o Carnaval é uma festa popular em diversos países ao redor do mundo, mas celebrada de maneiras bem distintas às adotadas no Brasil.

Por aqui, o Carnaval foi logicamente introduzido pelos colonizadores portugueses, que trouxeram diversos rituais europeus, entre eles festividades associadas à cultura cristã. De acordo com os historiadores brasileiros, a festa se estabeleceu no Brasil durante os séculos XVI e XVII, tendo como principal região o Rio de Janeiro, então capital do Império. Com o passar dos anos, a festa cresceu e se espalhou por todo o país, ganhando características próprias em cada região.

Algumas das tradições mais conhecidas como o desfile e as máscaras, existem desde a Idade Média. Mas antes deste período, as festas que influenciaram o Carnaval já eram associadas aos prazeres e à subversão dos costumes, com a inversão dos papéis sociais como, por exemplo, os homens se vestindo de mulheres.