Curitiba - Curitiba recebe a reunião regional da América Latina do World Trade Centers Association (WTCA), integrada ao 5º Seminário de Negócios Internacionais. O evento, que começou nesta terça-feira (12), reúne líderes empresariais, representantes de governos, diplomatas e especialistas de diversos países para debater oportunidades e desafios no comércio global.

Para o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Edson Vasconcelos, o encontro é essencial diante do cenário internacional instável.
“O mercado está numa loucura geopolítica. A preocupação é grande para que possamos, com eventos como esse, entender essas mudanças e preparar as indústrias paranaenses para enfrentar os novos desafios”, destacou.
Vasconcelos ressaltou que o seminário é uma plataforma para reunir diferentes setores em torno de estratégias de comércio exterior.
“Discutimos como as mudanças geopolíticas interferem nos mercados e como podemos potencializar a presença internacional das nossas empresas”, completou.
De acordo com Daniella Abreu, presidente do World Trade Center no Brasil, a edição é histórica.
“Esse é o nosso quinto seminário, mas se torna inédito por ter o encontro do WTC Latam junto. É uma ocasião única que traz representantes do mundo todo para Curitiba para discutir negócios internacionais”, afirmou.

O objetivo, segundo ela, é criar conexões estratégicas para viabilizar acordos e investimentos.
“Precisamos de vários atores para que os negócios aconteçam. Temos diplomacia, indústria, governo e instituições reunidos para gerar oportunidades”, disse.
A programação conta com mais de 40 palestrantes, incluindo nomes de peso como o presidente do Google Brasil, Fábio Coelho, e autoridades como Marcos Troyjo, Gilberto Peralta e Marcel Malcheves. O evento é gratuito e aberto ao público.
Inovação para competir no mercado global
O seminário busca preparar empresas de todos os portes para os impactos das transformações no comércio internacional. Com a reorganização das cadeias de suprimentos, o Brasil passa a ter novas oportunidades de inserção competitiva, desde que invista em tecnologia, sustentabilidade e inteligência de mercado.
Networking com foco em negócios
Além dos painéis com especialistas nacionais e internacionais, o evento proporciona rodadas de negócios e momentos de conexão entre empresas e entidades globais, como câmaras de comércio e investidores estrangeiros.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui