Curitiba - Em painel sobre novos cenários do mercado internacional, realizado durante o 5º Seminário de Negócios Internacionais e reunião regional do World Trade Centers Association (WTCA) em Curitiba, Marcos Troyjo, ex-presidente presidente do Banco dos Brics, destacou que a prioridade histórica dada ao mercado interno limitou a expansão brasileira no exterior.

“O comércio exterior é uma ferramenta fundamental para o crescimento da renda. Países como Alemanha, Japão, China, Espanha e Chile mostram que essa é a chave para o desenvolvimento econômico”, afirmou.
Segundo ele, o Brasil possui vantagens claras, como ser um dos quatro maiores produtores de alimentos do mundo. Além disso, conta com uma matriz energética diversificada e potencial de destaque na chamada economia verde. Apesar dos pontos fortes, Troyjo alerta para entraves que comprometem a competitividade.
“O Brasil tem um ambiente de negócios muito difícil, taxa de juros elevada, excesso de burocracia e carga tributária alta. Isso funciona como um vento de frente que atrasa o país”, avaliou.
Para o economista, medidas como a reforma administrativa, a reestruturação do Estado e a redução do peso dos impostos são fundamentais para destravar o potencial brasileiro.
“A relação entre quão amistoso é o ambiente interno aos negócios e a capacidade de competir internacionalmente é direta. E, nesse quesito, o Brasil não vai bem”, concluiu.
O debate reforçou a importância de políticas que incentivem a inserção do Brasil nos fluxos globais de comércio, aproveitando as vantagens já existentes e criando condições mais favoráveis para empresas brasileiras no cenário internacional.
5° Seminário de Negócios Internacionais
Começou nesta terça-feira (12) o V Seminário de Negócios Internacionais, promovido pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) em parceria com o WTC Curitiba, que acontece até o dia 14 de agosto.

Empresários se reúnem no Campus da Indústria para discutir os rumos da indústria paranaense no cenário global. O encontro traz como eixo principal a inovação como estratégia de internacionalização e atração de investimentos estrangeiros.
O Grupo Ric é um veículo de comunicação parceiro do evento.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui