Brasil é o 10º país que mais desperdiça alimentos no mundo; saiba como evitar
O Brasil ocupa o 10º lugar na lista de países que mais desperdiçam alimentos no mundo, segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU). Conforme estimativa da entidade voltado à Alimentação e Agricultura (FAO) da ONU, cerca de 30% dos alimentos produzidos no mundo são desperdiçados por ano, que representa 77 milhões de toneladas apenas na América Latina.
As perdas de alimentos começam na etapa de produção, mas também acontecem nas mãos dos consumidores, conforme conta Saulo Marti, co-fundador da startup ‘Mercado Diferente’, empresa que faz entrega de produtos orgânicos à domicílio em Curitiba.
“A gente acredita que o maior impacto está na fonte, no início da cadeia, que é quando o produtor rural é obrigado a jogar fora 30% da sua produção por razões estéticas de itens que são perfeitos para o consumo. 70% destes 30% são por estes motivos. Ter um consumo mais consciente, pensar em onde, de onde e como você está comprando é a melhor forma de combater o desperdício alimentar”, explica Marti.
“Nós, como consumidores, a gente pode priorizar lugares como a Mercado Diferente, que já combatem o desperdício direto na fonte, com os fazendeiros, com os produtores rurais, a gente evita o desperdício que acontece ao longo da cadeia, transporte, logística, principalmente por razões estéticas”, exemplifica. “Para além disso, tem também a questão do consumo próximo à validade, então a gente ter um consumo mais consciente do nosso lado, sabendo quando a gente deve consumir, quanto a gente deve comprar, e ter isso muito bem programado e cadenciado, vai ajudar drasticamente”, finaliza.
Quer conhecer a Mercado Diferente e contribuir no combate ao desperdício de alimentos? Clique aqui e veja como assinar o serviço!
-
POST 1 DE 5VENDO AGORA
Brasil é o 10º país que mais desperdiça alimentos no mundo; saiba como evitar
6 out 2023 às 10h58
-
POST 3 DE 5
Problemas na cadeia alimentícia impactam na fome e no meio ambiente
6 out 2023 às 11h00
-
POST 4 DE 5
Curitiba se destaca como capital ecológica e recebe startup de alimentos orgânicos
6 out 2023 às 11h02
-
POST 5 DE 5
No Brasil, 30% dos alimentos são descartados, parte deles por razões estéticas
7 out 2023 às 14h00