VÍDEO: Documentário 'Proibido Nascer no Paraíso' estreia em Curitiba nesta quinta (20)

por Jonathas Bertaze
com supervisão de Giselle Ulbrich
Publicado em 19 out 2022, às 05h30. Atualizado em: 18 out 2022 às 22h30.

O documentário “Proibido Nascer no Paraíso”, com produção de Sambaqui Cultural, estreia nesta quinta-feira (20) no Cine Passeio em Curitiba. A falta de autonomia das mulheres sobre seu próprio corpo durante a gestação e a dificuldade de fazer valer suas escolhas para o parto é o tema do filme.

O filme acompanha as angústias e os desafios de três grávidas que moram em um dos principais pontos turísticos brasileiros, a ilha de Fernando de Noronha (PE). Elas são forçadas a se afastar de casa, do trabalho e da família 12 semanas antes do parto. Isso porque desde 2004 o governo local decidiu fechar o serviço de maternidade do único hospital local, que atende apenas pelo SUS. Todas as grávidas são encaminhadas a Recife e nem mesmo as nativas podem ficar.

“Quem é que faz as regras?” – pergunta uma das três gestantes que empresta sua história ao filme. Dona de uma pequena tapiocaria, Babalu é nativa e filha de nativos de Fernando de Noronha/PE, um dos destinos turísticos mais cobiçados no Brasil.

Mesmo sem maternidade na ilha, ela estava decidida a enfrentar a tudo e a todos para dar à filha o mesmo berço de suas antepassadas. A partir da realidade de Babalu e de outras duas gestantes, Harlene e Ione, o filme propõe um debate sobre violência obstétrica.

Assista o trailer

(Vídeo: Divulgação/Sambaqui Cultural)

Após pesquisar durante anos sobre a situação, a diretora e idealizadora do filme, Joana Nin, disse que entende a complexidade de montar um serviço de referência, uma maternidade na ilha. Porém, relatou que nunca irá entender a opção do estado de decidir pelas mulheres sobre algo que deveria levar em conta os desejos delas.

“Por que não fornecer informação e o melhor atendimento possível para aquelas que decidirem ficar? Fico me perguntando se a obsessão por forçá-las a sair não levou o hospital local a fechar o centro cirúrgico que atendia também outros tipos de emergência, tamanho o medo que se tem das mulheres desrespeitarem essa regra esdrúxula de as obrigar a se afastar de casa por longos meses para ter seus filhos”, afirma Joana.

Serviço

  • Filme: Proibido Nascer no Paraíso;
  • Local: Cine Passeio (Rua Riachuelo, 410);
  • Data: Estreia dia na quinta-feira (20). Debate no sábado (22) às 15h;
  • Duração do filme: 78 minutos;
  • Ingressos e horários: cinepasseio.org.
Quer mandar uma sugestão de pauta pro RIC Mais? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando aqui.