Chuva acumulada no Paraná em 9 dias é equivalente a metade do esperado para o mês
Apenas nos primeiros nove dias do mês de agosto, a chuva acumulada no Paraná chegou a 45 mm, o que representa pouco mais da metade da média histórica esperada para o mês (80 mm). Apenas nesta terça-feira (9), a precipitação em Curitiba até às 14 horas foi de 15,6 mm. Os dados são do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar). A situação é resultado de uma instabilidade atmosférica que está atuando sobre o estado do Paraná.
Para os próximos dias, a previsão é que o tempo siga instável. Na quinta-feira (11), o sistema de baixa pressão se afasta do Paraná e o tempo deve ficar menos nublado na Capital. No sábado (13), o sol aparece em praticamente todas as regiões do estado com aumento das máximas, mas alguns nevoeiros vão se formar entre o Centro-Sul do Paraná, os Campos Gerais e a Região Metropolitana de Curitiba.
Confira a previsão do tempo para a próxima semana em Curitiba:
De acordo com a Marinha do Brasil, uma frente fria poderá afetar a faixa litorânea entre os estados do Rio Grande do Sul e de São Paulo. Ventos de direção Sudeste a Leste, com intensidade de até 100 km/h entre o Rio Grande (RS) e Itajaí (SC) podem ser registrados da manhã do dia 9 até a noite do dia 10. Ventos de direção Noroeste a Sudoeste, de Itajaí até Santos (SP) também podem percorrer a região.
O mesmo sistema poderá provocar ressaca, com ondas de direção Sudeste a Leste, com altura de até 3,5 metros, de Mostardas (RS) até Itajaí (SC), da manhã do dia 9 até a manhã do dia 12 de agosto.
Pode nevar em Santa Catarina?
De acordo com Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), pode nevar na região da Serra, em Santa Catarina, devido à baixa nas temperaturas. Ventos costeiros no litoral do estado são um alerta. As rajadas podem atingir entre 100 km/h e 120 km/h.