Chuva e vento: barracão é destruído na cidade de Maripá

Publicado em 7 set 2022, às 12h17. Atualizado às 13h49.

A chuva acompanhada de fortes ventos no fim da tarde de terça-feira (6) deixou prejuízo para um produtor de Maripá, no Oeste do Paraná. Um barracão que fica em uma propriedade na Linha Chapecó, interior do município, teve o telhado e parte da estrutura destruídos. 

David Bretzke, dono do local, é produtor de soja, milho e trigo. Ele utilizava o barracão para guardar máquinas e fertilizantes. Ele estima que o prejuízo chegue a R$ 200 mil.

David acredita que um redemoinho de vento possa ter causado os estragos. Segundo o Simepar ( Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná) não há como precisar a velocidade dos ventos que chegaram na cidade. “Não temos estação no local, é preciso fazer um estudo detalhado que é inviável neste momento”, relatou o Simepar.

Ainda segundo o sistema a precipitação acumulada na região foi de 16.8 mm, nas últimas 24h. Segundo a Defesa Civil, até a manhã de hoje não foram registrados mais estragos na cidade.

Recuperação

Os produtores da região ainda se recuperam de um temporal que devastou a cidade no mês de abril, e colocou o município, que fica a cerca de 40 quilômetros da cidade de Toledo, em estado de calamidade. A área afetada pelo temporal, foi de 100 quilômetros quadrados e causou estragos na cidade e no campo.

O Governo Federal liberou o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) por calamidade e beneficiou 306 maripaenses com a liberação de R$ 1.221.512,72.

A cidade do oeste foi atingida pelo temporal, no fim de semana em que o município comemorava 32 anos de emancipação, as festividades foram transferidas e realizadas um mês depois.

Ao todo, 114 municípios da Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, São Paulo, Santa Catarina e Pernambuco foram habilitadas com o Saque FGTS por motivo de calamidade.

Registrou um flagrante? Mande para o WhatsApp do RIC Mais. Clique aqui e faça o portal com a gente!