Santa Catarina já tem 3 óbitos e 44 mil pessoas afetadas pelas chuvas

por Giselle Ulbrich
com informações do ND+
Publicado em 5 maio 2022, às 19h52. Atualizado às 19h53.

Já são 119 municípios de Santa Catarina afetados pelas chuvas, que caem torrencialmente desde segunda-feira (02) no estado. As Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil contabilizaram, até o fim da tarde desta quinta-feira (05), que já há registro de três óbitos, ocorridos nos municípios de São Joaquim (2) e Urubici (1), além de 7.100 pessoas desalojadas, 518 desabrigados e um total de 44 mil pessoas afetadas pelas enchentes.

No município de Anitápolis, localizado na Grande Florianópolis, algumas famílias estão ilhadas na zona rural por causa dos alagamentos, deslizamentos e estragos das chuvas. As informações são do portal ND+, que ainda mostra que as estradas para o interior continuam obstruídas, o que impede as equipes de resgate de chegar até as famílias.

As chuvas dos últimos dias causaram dezenas de alagamentos e deslizamentos, principalmente entre a noite desta quarta-feira (04) e madrugada de quinta (05), quando Santa Catarina foi afetada por um ciclone extratropical. Sete municípios decretaram situação de emergência: Tubarão, Orleans, Forquilhinhas, Urubici, Maracajá, Araranguá, São Joaquim e Taió.

Em várias cidades que margeiam rios, eles transbordram e a água invadiu cidades como Blumenau e Tubarão, que foi a mais afetada com a cheia. Apesar do afastamento do ciclone para o alto-mar, a terra ainda está muito molhada em diversos locais e a Defesa Civil está em máximo alerta para deslizamentos.