Sudoeste: municípios afetados pelo temporal preparam decreto de situação de emergência
Os municípios de Pato Branco e Francisco no Sudoeste do Paraná estão terminando os levantamentos dos estragos causados pelo temporal, e devem decretar situação de emergência. A comunicação foi realizada nas páginas oficiais das cidades.
Entretanto, a validação do decreto depende do parecer e da autorização do órgão estadual competente. É necessário aguardar a conclusão do processo da Defesa Civil do Paraná para que seja validado.
O Coronel Fernando Schünig, coordenador da Defesa Civil do Paraná, esteve em Francisco Beltrão na quarta-feira (12) para acompanhar os problemas registrados no município.
Schünig se reuniu com o prefeito Cleber Fontana, secretários municipais, comandos locais do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil. As equipes estão realizando o levantamento das perdas na cidade e no interior do município. O levantamento fica pronto ainda nesta semana. Na sequência o prefeito Cleber deve decretar “Situação de Emergência”, para viabilizar recursos estaduais e federais.
Em Pato Branco, a prefeitura já sinalizou que deve decretar situação de emergência nas próximas horas, o município está finalizando os levantamentos na cidade.
Os demais municípios afetados na região estão na mesma situação, respeitando o período solicitado para análise da documentação.