Brasil - “O hipócrita quer parecer o que não é”. Assim o poeta espanhol Francisco Quevedo descreveu aquelas pessoas fingidas, que certamente já cruzou o seu caminho alguma vez. Hipócrita é aquela pessoa que finge ter crenças, valores ou princípios que realmente não possui.
Leia também:

Por exemplo, se comporta de uma forma que não coincide com o que realmente pensa. Busca aprovação dos outros, no entanto, muitas vezes falando aquilo que você quer ouvir. É um “talento”, embora tóxico. De qualquer forma, sempre vai se expressar de modo inverso ao seu verdadeiro “eu”. Este é o hipócrita.
Conforme explica a renomada psicóloga Martha Guerri, de Barcelona, “o hipócrita não é considerado doente”.
A hipocrisia não é uma patologia, mas sim uma qualidade que nossa sociedade promove. Quando a motivação é conveniente, a atitude se torna um comportamento negativo, este é o significado do termo” – Martha Guerri, psicóloga.
Esses traços de personalidade muitas vezes se refletem nas preferências por cores específicas, considerando os impactos visuais que elas causam. Assim, expressam de forma inconsciente emoções e sentimentos.
Conforme artigo publicado pela Escola Britânica de Artes Criativas e Tecnologia, uma das cores mais associadas aos hipócritas é o amarelo. Essa cor, de acordo com o estudo, tem um caráter contraditório. Por um lado, simboliza alegria, inovação e otimismo. No entanto, também lhe são atribuídas conotações negativas como falsidade, arrogância e superficialidade. Em termos culturais, o amarelo tem sido associado à mentira, ao ciúme e à superficialidade, que estão relacionados à atitudes hipócritas.

Outra cor que tem uma relação simbólica com a hipocrisia é o verde. De acordo com o psicólogo Óscar Castillero Mimenza, também da Espanha, a cor é frequentemente associada a conceitos positivos. Simboliza fertilidade, esperança e boa sorte.
Leia também
- Dicas para inserir as cores nos looks
- Neuropsicólogo afirma que “Deus existe no cérebro”
- Dor no joelho? Nutricionista ensina suco fácil e eficiente
No entanto, também tem conotações negativas. , sendo a inveja uma das mais proeminentes. Da mesma forma, em tons mais escuros, o verde está associado à manipulação, ao horror e até à morte, especialmente quando combinado com o preto.
Neste mesmo contexto, a escritora alemã Eva Heller, especializada em sociologia e psicologia, explicou em seu livro “A psicologia das cores”, algo interessante.

“Quem não conhece nada sobre os efeitos universais e o simbolismo das cores nunca poderá utilizá-las adequadamente. Cada uma delas possui complexidades que, além de enriquecer a percepção do mundo em nível cultural e simbólico , nos ajuda a compreender melhor as
dinâmicas sociais e psicológicas que nos cercam.
Concorda? Quais são as cores que são suas cores de predileção?
Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui