Câmera de segurança dentro de banheiro de colégio causa discussão sobre privacidade dos alunos
Uma câmera de segurança instalada dentro de um banheiro do Colégio Estadual Jardim Santa Felicidade, em Cascavel, no oeste do Paraná, causou discussões entre os pais dos alunos por conta da privacidade das crianças e adolescentes. A situação começou a circular nas redes sociais na terça-feira (8).
De acordo com a diretoria da instituição, a câmera de monitoramento foi instalada para evitar que episódios de vandalismo continuassem acontecendo. Nas imagens, não é possível ver dentro das cabines.
“Nos banheiros não parava mais o álcool em gel, sabonete eles destroem também. Papel higiênico a gente tentou várias vezes, mas eles jogam no vaso. Então, a escola colocou as câmeras para a segurança dos alunos. Em momento nenhum foi para constranger”,
explica a diretora Sandra Coelho Dias.
O colégio tem mais de mil estudantes, com aulas nos três turnos e é uma das maiores instituições da região sul de Cascavel. Mas, há anos vinha sofrendo com problemas de vandalismo, furtos e uso de drogas pelos alunos dentro das dependências. Com a escola toda monitorada, as atividades ilegais acabaram migrando para os banheiros, que diminuíram com a instalação das câmeras, conforme o colégio.
“Nós orientamos a direção da escola sobre os ambientes que não podemos utilizar as câmeras e isso já foi conversado com eles. Segundo com as informações dos nossos técnicos, eles já estão retirando dos lugares que foi colocado e que não tem a autorização desses ambientes”,
afirma a chefe do Núcleo Regional de Educação, Luciane Paulista.
A diretoria do colégio informou, mesmo com a orientação do Núcleo Regional de Educação, que não vai retirar os equipamentos dos banheiros.