Concurso de beleza de camelos: animais foram eliminados por usar Botox
Um concurso de beleza para camelos é realizado anualmente na Arábia Saudita e nesta quarta-feira (8), 43 animais foram desclassificados da competição depois de especialistas identificarem que injeções de Botox e lifting facial foram aplicadas nos camelos. A prática é considerada ilegal neste tipo de concurso.
De acordo com a Agência de Notícias Saudita Oficial (SPA), a comissão médica do evento encontrou 16 casos de injeções Botox e 27 liftings faciais nos camelos.
Segundo a SPA, este é o maior caso de ilegalidade em toda a história do evento. Os donos dos animais recorrem a estas práticas para melhorar o aspecto dos animais.
“O objetivo é melhorar sua aparência geral a fim de aumentar seu preço, enganar aqueles que querem comprá-lo ou obter um prêmio”
explica o SPA.
Os juízes têm reprimido os trapaceiros, com a ajuda de especialistas e veterinários para detectar adulteração não autorizada de camelos.
A criação de camelos é uma indústria multimilionária na região, e uma boa pontuação nesse tipo de competição pode gerar um bom negócio para os criadores.
De acordo com a ABC News, não é a primeira vez que isso acontece. Em 2018, as autoridades desclassificaram 12 camelos pelo mesmo motivo.
Saiba quais são critérios para que um camelo ganhe o concurso de beleza:
- Pelagem: brilhante e “de uma cor claramente definível” – quanto mais brilhante, melhor
- Pescoço: longo e esguio, mas largo – cheio, mas não muito magro
- Corpo: a área entre o pescoço e a saliência deve ser “longa e forte”
- Corcunda: deve ser grande, bem proporcionada e na posição padrão perto da parte de trás do corpo
- Cabeça: A cabeça deve ser ereta e grande, mas em proporção com o resto do corpo
- Rosto: os juízes querem lábios “carnudos e pendentes” e o lábio superior deve ter uma fenda. Seus cílios devem ser longos e escuros e o queixo deve ser visível de frente e de lado