Especialistas explicam quais obstáculos vencer para ser bem-sucedido em 2023

Publicado em 14 fev 2023, às 13h36.

O famoso planejamento e as metas a serem cumpridas durante 2023 seguem pressionando muitas pessoas já no segundo mês do ano. Mudanças principalmente relacionadas ao trabalho podem frustrar os planos e comprometer uma carreira.

O especialista em Desenvolvimento Pessoal e Carreira, Kaio Machado, a terapeuta integrativa e coach, Ketila Kirmse, a empresária e Adriana Santágueda, e a mentora de mulheres, Kamila Botton, se uniram para dar dicas para esse profissional que deseja ser bem sucedido.

Autoconhecimento

Para Kaio Machado, o autoconhecimento é a ferramenta primordial para que as pessoas busquem um resultado profissional satisfatório.

Partindo dessa premissa, Kaio afirma que o autoconhecimento é uma ferramenta poderosa para a descoberta da verdadeira essência, identidade e propósito de vida, pilares que são essenciais para uma carreira bem sucedida.

Faça as pazes com suas crenças

Já a empresária e Terapeuta Sistêmica, Adriana Santágueda, pontua que existem crenças culturais passadas de geração em geração que travam o sucesso, apenas por ir de encontro à ancestralidade de cada indivíduo.

“Exemplo disso, é quando no passado a família viveu traumas com um automóvel. Ao sonhar com aquela super máquina, se esforçar para conquistá-la, alguma coisa acontece e o sonho é adiado”, explica Santágueda.

Segundo Adriana, a pessoa herda crenças, medos e traumas ancestrais, e a dica é resolver as questões e se desprender para seguir sua própria história, livre.

No entanto, os dons e talentos também são herdados e estes devem ser honrados. “Não se iluda com a história de que eles – os pais e avós- já se foram e não tem nada a ver com você. 

Fatores biológicos a seu favor

No mercado de trabalho, as mulheres ainda recebem menos que o homem e ainda sofrem discriminação por determinados fatores biológicos.

A terapeuta integrativa e coach feminina, Ketila Kirmse, explica que, por muitos anos, as mulheres sofreram com oscilações e dores provenientes das fases do ciclo menstrual em suas rotinas pessoais, profissionais e sociais que o influenciavam negativamente em seu desenvolvimento no mercado de trabalho. 

“Uma vez que, ao saber identificar cada fase de seu próprio ciclo, a mulher se torna capaz de se organizar utilizando os hormônios a seu favor: o período pré-menstrual, por exemplo, que até então costumava ser um período desafiador passa a ser excelente para análises, balanços e conclusão de tarefas”. 

Dessa maneira, a especialista conclui que as interações – sejam com a equipe, clientes, fornecedores, amigos ou familiares – se tornam mais fluidas e, caso alguma ação seja necessária em um momento menos propício, é possível criar estratégias para que não aconteça intercorrências, maiores desafios ou perda de produtividade.

Home-Office

E aquele profissional que decidiu trabalhar Home-Office e busca um resultado satisfatório no seu trabalho? Bom, para essa pessoa, a especialista em Neuro Feng Shui, Doutora Maraísa Faria, explica que esse profissional terá que se adaptar ao espaço de casa.

“Obter conhecimento sobre como o ambiente pode facilitar e estimular seu foco e produtividade pode ser o que você precisa, aliado às neurociências e comportamento humano é a grande virada de chave”.

“Algumas vezes acabamos encontrando um cantinho ou uma parede onde a mesa se encaixa como uma luva. E, muitas vezes, este local é de frente para uma parede, e trabalhar olhando para uma parede não é ideal”.

Trabalho em casa

Maraísa explica que as paredes representam obstáculos, e quando se trabalha olhando para um obstáculo as chances de avançar, crescer, encontrar saída para um problema, desenvolver, são menores. 

“O ideal é que no seu campo de visão exista um espaço aberto, como uma janela ou até mesmo a visualização do ambiente. É incrível a diferença, faça o teste!”

A especialista conclui sua tese afirmando que, quando se fala de comportamento e percepção cerebral, o ideal é mostrar ao cérebro que é hora ou momento de trabalhar, ligar o computador, vestindo pijama, por exemplo, uma vez que é difícil para ele -o cérebro- perceber, de imediato, que é momento de ter foco em algo. 

“Rituais como tomar banho, trocar de roupa são essenciais para perceber que é hora de trabalhar. Com essas informações, tenho certeza que vai aumentar sua produtividade e assim alcançar o planejamento pensado para 2023”. 

Inteligência Emocional

Outro fator bastante importante para quem planeja mudar ou se manter trabalhando obtendo resultados satisfatórios, é a inteligência emocional que, para a fotógrafa e mentora de relacionamento e comunicação com pessoas, Kamila Botton, é a maior riqueza do homem.  

Botton afirma que existe uma busca incessante por ser livre, liberdade financeira, geográfica e de tempo e, por vezes, as pessoas vêm sucumbindo em busca desses processos. 

Kamila conclui que a tarefa de cada pessoa, como adultos, é buscar ter paciência com cada processo que se vive e compreender cada momento.