Jovem troca presentes de festa de 15 anos por doações ao Hospital do Idoso, em Curitiba
O aniversário era da estudante Giovanna Mazepa Vasconcelos, mas quem ganhou presente nesta terça-feira (2) foi o Hospital Municipal do Idoso de Curitiba: centenas de produtos de higiene pessoal para os pacientes carentes internados. A jovem comemorou 15 anos no sábado (30) e pediu que os convidados da festa, em vez de presenteá-la, participassem de uma ação solidária em prol do hospital.
Foram mais de 600 itens arrecadados, entre fraldas descartáveis, escovas de dente, lenços umedecidos, sabonetes, xampus, condicionadores, barbeadores descartáveis, hidratantes corporais e absorventes femininos. Os produtos foram direcionados ao setor de Serviço Social do hospital, que fica encarregado pela distribuição.
Giovanna mora nos Estados Unidos e é filha de pais brasileiros. Ela veio celebrar sua festa de debutante com amigos e familiares em Curitiba. A mãe da adolescente, Josiane Vasconcelos, conta que a iniciativa foi ideia da filha.
“A gente sempre se preocupou em passar para ela a importância de valores como solidariedade e de fazer o bem sem olhar a quem”,
disse Josiane.
A escolha por ajudar idosos internados teve uma motivação familiar. A mãe da jovem trabalha como cuidadora de idosos nos Estados Unidos e tem uma amizade de longa data com uma funcionária do hospital.
Idosos se emocionam com as doações
O primeiro donativo foi para a dona de casa Maria Fernandes Oliveira, 63 anos, que acabara de receber alta da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), onde estava internada há dez dias. “Eu queria dividir essa alegria com outras pessoas”, disse Giovanna, que participou da entrega das doações.
“A gente vê tantos jovens perdidos, mas tantos outros preocupados em fazer o bem. Eu nunca vou te esquecer”,
reagiu Maria, emocionada, diante da adolescente.
O diretor executivo do hospital, Peterson Souza, também agradeceu a jovem: “Realmente é uma alegria ver um ato tão nobre de generosidade, de alguém tão jovem, que enche nosso coração de esperança”.