Qual o momento certo para implementar uma cultura organizacional?
Uma pergunta que muitos gestores podem se fazer é: como implementar uma cultura organizacional na minha empresa? Por não saber como deixar de lado hábitos ruins que toda a equipe adquiriu ou não saber mais como e em que área podem evoluir, se desesperam por uma saída.
Leia mais:
- Vest Club: o negócio que propõe acessar mais e comprar menos
- Carnaval: 70% dos estrangeiros preferem comprar real com dólares e euros nas casas de câmbio brasileiras
A mentora de líderes Ivaneide Villaça explica que “queira ou não, a empresa já tem uma cultura. Ela é boa ou ruim, mas já existe. Basta avaliar e recomeçar da maneira correta ou fortalecendo o que já existe, sempre de maneira consciente”.
Desde o início de uma empresa, hábitos, propósito, exigências, organização interna, princípios já são definidos, conscientemente ou não. É necessário que o gestor antes de tudo saiba que o trabalho deve começar por ele. O líder é um espelho e referência para a equipe, portanto ele precisa entender sua parcela de responsabilidade no processo.
Ivaneide Villaça, em parceria com suas sócias Jeane Mota e Edna Cagol, oferecem o treinamento necessário para gestão de pessoas na Alavanq Empresarial e sempre batem na tecla de que nunca é tarde demais para iniciar uma nova e boa cultura corporativa.
“Buscamos resgatar a essência da missão do negócio, gerando pertencimento para que os gestores tenham o olhar voltado para a raíz dos problemas causados pela falta de engajamento, através da educação empreendedora”, conta a empresária. Seu foco é empoderar líderes e alinhar o time com missão, visão e valores, entendendo sempre que uma empresa funciona a partir da colaboração humana.
Com pensamento alinhado, problemas recorrentes são tratados diretamente em sua causa e a essência do negócio é retomada. Nunca é tarde demais para ter um ambiente de trabalho harmonioso e resultados eficientes.