Um fenômeno que causa um misto de curiosidade e temor ganha cada vez mais espaço ao redor do mundo. São os chamados therians, pessoas que se identificam espiritual ou psicologicamente como animais. Ao contrário de quem apenas se fantasia ou aprecia comportamentos animais, os therians acreditam possuir a alma, personalidade, instinto ou identidade de espécies como lobos, felinos ou aves. Essa vivência se expressa em comportamentos, sonhos e até no modo de se relacionar com o mundo.

therian japonês Toko, que se identifica como um cachorro da raça collie
Identificação com animais pode acontecer de diversas maneiras (Foto: reprodução/Youtube)

A comunidade therian cresce principalmente online, em fóruns como Therian Guide e redes sociais, onde os adeptos compartilham experiências e buscam aceitação. Especialistas apontam que, embora não se trate de uma condição clínica, essa identidade pode estar ligada a questões de identidade mais amplas e à busca por pertencimento.

Para quem adota esse estilo de vida, há liberdade de expressão, mas também riscos de estigmatização. Já quem convive com therians pode estranhar, mas também aprender sobre diversidade humana.

O que é um Therian

Um theriantropo, ou apenas therian, que é o termo mais popularmente utilizado, é alguém que vivencia traços ou características animalísticas. eles podem inclusive se identificar com espécies que jamais existiram, como dragões, por exemplo.

Apesar de ser um fenômeno ainda recente, já existem muitas teorias sobre esse comportamento que causa estranheza em muitas pessoas. Alguns acreditam que essa identificação com animais é causada por reencarnação ou almas deslocadas, enquanto outros atribuem isso a razões científicas ou psicológicas, como uma predisposição inata ou mesmo eventuais anomalias neurológicas.

Posso ser um Therian?

De acordo com o Therian Guide, não há nenhum ritual ou iniciação para uma pessoa que queira “se tornar” um therian. Isso porque a theriantropia não é uma religião ou uma seita. “Se você é um therian, você simplesmente é”, afirmam os administradores do fórum.

“A melhor maneira de descobrir se você é ou não um therian é discutir suas experiências com outras pessoas da comunidade. Se preferir apenas ler sobre o assunto antes, aqui está um fórum público com ensaios sobre o tema, feito especialmente para você”, complementa a introdução do portal.

Classificação dos therians

therian japonês Toko, que se identifica como um cachorro da raça collie
Divisão de therians em categorias ainda gera polêmica (Foto: Reprodução/Youtube)

Apesar de não ser totalmente aceita por muitos dos adeptos deste estilo de vida, a classificação entre “tipos” distintos de therians “ajuda” a entender melhor o fenômeno. Conheça as categorias mais comuns:

  • Therian “padrão”: Alguém que se identifica com um único animal terrestre e pode ter diversas experiências relacionadas a esse tipo, incluindo mudanças mentais.
  • Polytherian: Um therian que possui múltiplos tipos ao mesmo tempo e pode vivenciar qualquer coisa possível para cada um deles. Alguns desses tipos podem parecer mais importantes, mas isso nem sempre é o caso.
  • Therian não-mudante: Um therian que não experimenta mudanças corporais sob nenhuma condição, mas ainda assim se identifica como não-humano por outros meios.
  • Contherian: Um tipo de therian não-mudante que tem experiências similares às de outros therians, mas que não muda. Ou seja, está constantemente em um estado animal, sem variações.
  • Vacilante: Um tipo de therian que, assim como o contherian, experimenta constantemente seu lado não-humano e não vivencia mudanças mentais. No entanto, pode haver variações em uma escala contínua, ou combinações entre mentalidades humanas e animais, geralmente de maneira menos extrema.
  • Cladotherian: Um therian que não “adota” uma subespécie específica. Por exemplo, em vez de ser um tigre, abrange todos os felinos. E isso não é um rótulo temporário ou provisório para quem está incerto, já que um cladotherian acredita que esse tipo de especificação não é possível nem aplicável a si mesmo.

Tipos de mudanças de um therian

Dentro do universo dos therians, existem uma série de mudanças físicas e emocionais que podem ser praticadas. Conheça os tipos de transformação:

therian japonês Toko, que se identifica como um cachorro da raça collie
Mudanças para se aproximar do animal com o qual o therian são bastante variáveis (Foto: Reprodução/Youtube)
  • Mudança mental: A mente da pessoa retorna ao seu estado animal. Ela começa a se sentir e reagir como o animal (latidos, uivos, grunhidos). Os sentidos geralmente se intensificam durante essa mudança, assim como em outras.
  • Mudança fantasma: Acontece quando a pessoa começa a ver ou sentir membros do seu animal interior (pode ver um rabo, ou sentir as mãos como patas). Apenas a própria pessoa vê esses membros fantasmas, embora outros therians possam percebê-los. Muitos acham que isso é uma mudança física, de tão intensa que pode ser.
  • Mudança em sonhos: Ocorre quando o animal interior estimula o cérebro durante o sono, permitindo que a pessoa se torne o animal nos sonhos.
  • Mudança “cameo”: Quando a pessoa experimenta mudanças de outro animal que não é seu therian típico. Podem ocorrer uma ou várias vezes, dependendo da pessoa.
  • Mudança astral: Quando a pessoa viaja para um plano de existência não físico, por meio de meditação profunda, sonhos lúcidos ou estados de transe. Lá, pode ver ou transformar seu corpo astral na forma do seu therian. Embora parecido com jornadas xamânicas, estas exigem mais envolvimento e dedicação.
  • Mudança sensorial: Quando os sentidos da pessoa parecem coincidir com os do seu animal interior.
  • Mudança por bilocação: Quando o corpo supostamente cria uma “cópia de carbono” do animal interno que viaja pelo mundo — às vezes como espírito, às vezes como imagem física parcial.
  • Mudança da aura: Quando o campo áurico da pessoa muda para o do seu animal interior. Isso costuma ocorrer inconscientemente ou quando provocado. Muitos acreditam que o animal interior está sempre presente na aura e, portanto, sempre emitindo sua “aura therian”. Animais e crianças pequenas às vezes percebem essas mudanças.
  • Mudança física: Uma transformação física visível para a forma do animal. É amplamente considerada impossível, tanto por therians psicológicos quanto espirituais. Exigiria ignorar leis da física, e não há nenhuma evidência real de que alguém tenha conseguido. Além disso, e muitos dos “métodos” encontrados para esse fim são perigosos e ineficazes.

A polêmica da mudança física

Esse é um tema delicado nas comunidades therian. De forma alguma é possível mudar fisicamente de forma. Um therian sabe disso. Por mais real que a sensação seja, sabemos que é impossível mudar fisicamente e se tornar um animal.

No entanto, existem comunidades que promovem a ideia de mudança física. O que pode se tornar perigoso especialmente para jovens que ainda estão desenvolvendo suas personalidades.

De acordo com o Therian Guide, “a mudança física foge totalmente da realidade e da praticidade. Essas ideias são prejudiciais, pois distorcem a percepção de realidade e causam frustração”.

therian japonês Toko, que se identifica como um cachorro da raça collie
Cosplayer Toko ganhou fama por sua fantasia hiper-realista (Foto: Reprodução/Youtube)

Therian japonês ganhou fama por se “transformar” em cachorro

Entre os therians mais famosos, o cosplayer japonês conhecido apenas como Toko é um dos mai famosos. Ele viralizou nas redes sociais após gastar cerca de R$ 80 mil em uma fantasia hiper-realista para realizar seu sonho de infância: se transformar em um cachorro.

Um vídeo do homem fantasiado como um cão da raça collie já se aproxima de um milhão de visualizações no YouTube desde que foi postado, em abril deste ano

“Escolhi fazer um collie porque parece real quando eu visto”, afirmou Toko portal de notícias japonês Mynavi sobre sua fantasia que impressiona pela fidelidade. De acordo com ele, o traje levou 40 dias e várias revisões para ficar pronto.

Filme de terror aproveitou a recente popularidade dos therians

cena do filma Good Boy, terro que tem o fenômeno dos therians como tema
Filme de terror despertou interesse sobre os therians (Foto: Divulgação/Netflix)

Recentemente, um filme da Netflix, chamado Good Boy, abordou o tema, aproveitando o “boom” das comunidade therian. O filme de terror mostra um jovem que se identifica como um cachorro e sua convivência com o irmão e a cunhada. No entanto, as várias críticas negativas ao enredo fizeram com que ele fosse mal visto por grande parte dos therians ao redor do mundo.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui

perfil Luciano Balarotti
Luciano Balarotti

Repórter

Formado pela UFPR, Luciano Balarotti tem 25 anos de experiência profissional, grande parte dedicada ao jornalismo esportivo. Mas atua também em áreas como Cultura, Cotidiano, Segurança Pública, Automóveis e Concursos.

Formado pela UFPR, Luciano Balarotti tem 25 anos de experiência profissional, grande parte dedicada ao jornalismo esportivo. Mas atua também em áreas como Cultura, Cotidiano, Segurança Pública, Automóveis e Concursos.