Veja imagens da saga do treinador de futebol curitibano para deixar a Ucrânia: “Coisas nada tranquilas”
O curitibano Roberto Szymański, que vive no leste europeu, registrou o momento da saga para deixar a Ucrânia, durante os ataques da Rússia. O treinador de futebol mostrou que muitas famílias tentam atravessar a fronteira terrestre com a Polônia, porém, a falta de informação causa tumulto no local.
Roberto registrou que muitas mulheres com crianças pequenas foram para a fronteira, que dá acesso a cidade de Medyka na Polônia, ainda durante madrugada. O Serviço de Guarda de Fronteiras do Estado determinou que cidadãos ucranianos do sexo masculino, com idades entre 18 e 60 anos, estão banidos de deixar o país.
“O povo está todo aglomerado. Muitas crianças e pessoas de idade. Muita gente passando mal também, a situação é extremamente desagradável”,
contou Roberto.
- Leia também:
- Curitibano tenta fugir da Ucrânia pela fronteira: ‘andei 2 km em 5 horas’
- Curitibana, filha de ucranianos lamenta bombardeios: “Dia de apreensão e desespero”
- “A Ucrânia é soberana, independente e vai lutar”, diz ex-embaixatriz, em Curitiba
- Presidente da Ucrânia fala em “nova cortina de ferro” após primeiro dia de ataques
Veja imagens da fronteira da Ucrânia com a Polônia:
De acordo com Roberto, que conseguiu chegar à Polônia, a travessia a pé está mais complicada. Apesar das longas filas nas estradas, o curitibano conseguiu cruzar a fronteira pois possui passaporte polonês, e o procedimento de carro é diferente.
No local onde os ucranianos tentam atravessar a pé o clima é de apreensão. Muitos moradores estão sendo barrados e obrigados a retornarem para suas casas ou tentarem outra forma de fugir do país.
“Coisas nada tranquilas na fronteira. As pessoas vivem o sonho de sair da guerra”, relatou Roberto, que ainda destacou que os ucranianos estão bastante revoltados com a dificuldade para atravessar a fronteira.