Mais quatro casos de coronavírus são confirmados em Curitiba e região metropolitana, diz prefeitura

Publicado em 17 mar 2020, às 00h00. Atualizado em: 1 jul 2020 às 14h51.

As prefeituras de Curitiba, Pinhais e Campo Largo confirmaram novos casos de coronavírus que não aparecem no balanço do Ministério da Saúde, divulgado na tarde desta segunda-feira (16). De acordo com os números oficiais, o Paraná conta atualmente com seis casos confirmados, entretanto, mais quatro pacientes já foram identificados com a doença no estado.

A diferença nos números é justificada pelo fato do Ministério da Saúde só aceitar casos de resultado positivo em contraprovas realizadas no Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen) ou na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro. De acordo com as prefeituras, estes quatro novos casos foram confirmados em exames realizados por clínicas particulares.

Atualização Coronavírus: doença já chegou em 148 países e mais de 168 mil estão infectados

Novos casos de coronavírus no Paraná

Nesta segunda-feira (16), a Prefeitura de Curitiba confirmou dois novos casos de Covid-19 na cidade. O laboratório que realizou os exames é particular e referenciado pelo Ministério da Saúde. Os dois pacientes foram infectados, possivelmente, durante viagens para São Paulo e Rio de Janeiro, com transmissão comunitária. Com a atualização, a capital do estado passa a ter sete infectados.

Também nesta segunda-feira, a Prefeitura de Pinhais confirmou o primeiro caso no município. O jovem, de 27 anos, está em isolamento domiciliar e Secretaria Municipal de Saúde já realiza acompanhamento com outros familiares do homem.

Já no último sábado (14), a Prefeitura de Campo Largo informou sobre o primeiro caso na cidade.

Efeito coronavírus: saiba quais eventos já foram cancelados ou adiados

Com os novos casos e os seis confirmados pelo Ministério da Saúde, o estado do Paraná deve contar com pelo menos 10 infectados pela doença.

Casos no Brasil

O número de casos confirmados de coronavírus no Brasil também apresenta diferença entre o divulgado pelo Ministério da Saúde e o divulgado pelas secretarias estaduais.

De acordo com o boletim oficial, atualmente o país possui 234 casos confirmados. Porém, outros 59 foram registrados pelas secretarias estaduais, o que totaliza 293 pacientes infectados.