Brasil - O dia 3 de setembro possui algumas celebrações importantes. Mas há também alguns registros em municípios que instituíram feriado local. Na verdade, não existe feriado nacional no Brasil em 3 de setembro, mas a data possui celebrações importantes.

3 de setembro é dia do biólogo
3 de setembro é Dia do Biólogo – Foto: Pexels

O que se comemora em 3 de setembro

No Brasil, algumas categorias profissionais também utilizam o 3 de setembro para celebrar sua atuação. É o caso do Dia do Guarda Civil, criado para homenagear os agentes responsáveis pela segurança comunitária e pelo apoio às forças policiais nos municípios.

Mas é também o Dia do Biólogo, profissional importante na preservação da fauna brasileira, tão rica e que tanto deve a esse técnico.

3 de setembro comemora o Dia do Biólogo
A fauna agradece por esse dia especial – Foto: Pexels

É feriado em algum lugar do Brasil?

Cada cidade tem autonomia para definir, por lei municipal aprovada pela Câmara e sancionada pelo prefeito, quais serão os dias de feriado local. Isso está na Lei Federal nº 9.093/1995, que regulamenta os feriados no país. Mas não há registro de algum município com a data em seu calendário festivo.

Ponto facultativo no 3 de setembro

Diferentemente de um feriado, o ponto facultativo ocorre quando a administração pública decide liberar servidores de suas atividades, mas sem obrigatoriedade de paralisação do comércio ou da iniciativa privada. No caso de 3 de setembro, também não há decreto federal que institua ponto facultativo nesta data em 2025.

Calendário de setembro promete: 1º de setembro
Foto: Pexels

Especial para todos

Portanto, a resposta para a pergunta “3 de setembro é feriado no Brasil?” é não, em nível nacional. No entanto, em âmbito profissional, o 3 de setembro é lembrado por causas importantes, como a preservação do meio ambiente e a valorização da fauna. É o Dia do Biólogo. Sem esquecer também a Guarda Civil, que em sua atuação preserva a vida humana.

Saber diferenciar feriados nacionais, estaduais e municipais ajuda a evitar confusões no calendário e a se organizar melhor em relação ao trabalho, escola e atividades cotidianas.