A tradicional benção de carros da primeira sexta-feira do ano, realizada pelos freis da Paróquia Nossa Senhora das Mercês (dos Capuchinhos), movimentou ontem (04) a região do bairro Mercês, em Curitiba.
No total, segundo a direção da Paróquia, cerca de 31 mil motoristas participaram da iniciativa. Além disso, outras 2700 pessoas passaram pela igreja para participar de missas, receber bençãos pessoais e benzer objetos, como chaves, medicamentos, rosários, imagens de santos, carteira de trabalho e outros documentos.
A benção teve início no ano de 1951, quando muitos carroceiros que seguiam em direção ao bairro de Santa Felicidade paravam na igreja para se benzer. Os freis perceberam que o movimento de fiéis aumentava nos primeiros dias do ano e acabaram criando a tradição da primeira sexta-feira.
Costumes a parte, quem não conseguiu benzer o carro durante o dia de ontem não precisa se preocupar. Os capuchinhos fornecem a benção durante todo o ano, de segunda a sexta-feira, das 10 às 12 e das 14 às 17 horas; e nos sábados, das 8 às 11 horas e das 14 às 17h50. A paróquia fica na Avenida Manoel Ribas, 966.