O rompimento de uma adutora, segunda-feira (01), deixou cerca de 60% da população de Londrina e Cambé sem água na terça-feira (02). O desabastecimento foi provocado por uma explosão na tubulação de 1 metro de diâmetro e 15 centímetros de espessura, na Estrada do Limoeiro (zona leste de Londrina). Assim que detectaram a queda de pressão, o sistema foi desligado.

A Sanepar informou que a adutora tinha pouco tempo de uso e as causas da explosão ainda são desconhecidas. A equipe começou os serviços ainda na madrugada de segunda. Ontem a produção já havia sido retomada, mas a Sanepar explicou que levaria mais um dia para encher os reservatórios.

A região leste da cidade foi a mais atingida com o problema no principal sistema de abastecimento. No Jardim Aeroporto e Conjunto Alexandre Urbanas os moradores tiveram que recorrer a vizinhos ou comprar água para consumo e serviços especiais. O centro e o Jardim Bandeirantes não foram afetados.

Em razão disso, a Secretaria Municipal de Educação de Londrina decidiu que nesta quarta-feira (3) não haverá aula na rede municipal de ensino, tanto nas escolas como nos Centros de Educação Infantil.