Quando as temperaturas caem, é comum manter a casa mais fechada. Mas isso pode deixar os ambientes com aquele ar pesado ou até mesmo abafado. Confira algumas dicas de aromaterapia para deixar a casa mais cheirosa no inverno.

Com a chegada do inverno, deixar a casa aconchegante vai muito além das cobertas. A aromaterapia é uma aliada para transformar o ambiente com cheiros. Segundo a aromaterapeuta Hellen Oliveira, alguns óleos essenciais podem ajudar no inverno.
Dicas para deixar a casa mais cheirosa no inverno
Confira os cinco óleos essenciais recomendados pela profissional para deixar sua casa mais perfumada e acolhedora durante o inverno.
Óleos essenciais
Segundo Hellen, os óleos essenciais mais indicados para usar no inverno são os que trazem uma sensação de calor, de aconchego, de purificação, como:
- Laranja doce;
- Canela;
- Cravo;
- Eucalipto;
- Cedro;
- Lavanda;
- Limão;
- Melaleuca;
- Alecrim;
- Hortelã;
- Pimenta.

Benefícios dos óleos essenciais
De acordo com a profissional, os óleos perfumam o ambiente, ajudam na respiração e ainda equilibram as emissões típicas do frio, como o cansaço e o desânimo.
“Eles [óleos essenciais] dão uma sensação de alegria e de bem-estar. O ambiente vai ficar mais perfumado, mais aconchegante. Esses óleos têm a capacidade de deixar o nosso emocional mais equilibrado”, explica a aromaterapeuta.
A profissional ainda explica que em ambientes fechados, é necessário ficar atento e evitar usar óleos muito fortes.
“Caso use um difusor, opte por aparelhos com desligamento automático. Então você vai programar e ele vai desligar automaticamente”, disse.
No inverno, o uso de difusores e óleos essenciais aumentam porque os ambientes ficam mais fechados. De acordo com a especialista, as pessoas buscam deixar a casa mais cheirosa e aconchegante e, além de deixar o espaço com cheiro bom, auxilia a fortalecer a saúde, principalmente a questão respiratória.

- Confira também: Como organizar o guarda-roupa para o inverno e otimizar o espaço
Propriedades terapêuticas
Os óleos essenciais têm propriedades terapêuticas. Confira:
- Eucalipto – limpa o ar e ajuda na respiração;
- Lavanda – acalma e ajuda no sono;
- Canela – aquece e estimula a circulação.
“Os aromas têm a capacidade terapêutica de acalmar, trazer segurança emocional, e deixar a pessoa mais tranquila, além de ajudar nessa questão respiratória”, afirma a aromaterapeuta.
*Com supervisão de Jorge de Sousa
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui