O mês de setembro traz uma das datas mais marcantes do calendário brasileiro, lembrada em todas as regiões do país com atos cívicos e eventos oficiais. Mas afinal, 7 de setembro é feriado? Descubra o que se comemora nessa data.

O 7 de setembro é feriado nacional e marca a Independência do Brasil, proclamada em 1822 por Dom Pedro I, às margens do rio Ipiranga, em São Paulo. A data é lembrada por todo o país com eventos cívicos, desfiles militares e programações oficiais que reforçam a importância histórica do momento.
O feriado do 7 de Setembro em 2025
Em 2025, o feriado nacional de 7 de setembro cai no domingo, o que deve impactar a programação de desfiles e comemorações no País. Apesar de não gerar prolongamento do fim de semana, a data seguirá sendo ponto alto de atividades cívicas, especialmente em Brasília e nas capitais estaduais.
As autoridades federais já anunciaram que os desfiles militares ocorrerão na manhã de domingo, com transmissão ao vivo pelas principais emissoras de televisão. O governo federal também prevê a realização de eventos paralelos, como atividades educativas em escolas e ações de conscientização sobre cidadania.

Como o feriado é celebrado no Brasil
O 7 de setembro é feriado em todo o território nacional. A data é marcada por desfiles militares, apresentações culturais e eventos cívicos que acontecem em diversas capitais e cidades. Em Brasília, tradicionalmente ocorre o desfile oficial com a presença de autoridades federais e representantes das Forças Armadas.
Manifestações de 7 de setembro
Durante o feriado de 7 de setembro, é muito comum haver manifestações e protestos de apoiadores, tanto da direita, quanto da esquerda. Em Brasília, foi divulgado e distribuído os locais de cada manifestação.
Os grupos de direita se encontram no Estacionamento Ibero-Americano, e os grupos de esquerda se reunem na Praça Zumbi dos Palmares. Confira as recomendações ao público:
- Leve água e alimentos
- Evite levar animais, barracas, carrinhos de compras, malas, bolsas e mochilas
- Armas de fogo, brancas e réplicas são proibidas, assim como qualquer item que compromete a própria segurança ou a integridade alheia
*Com supervisão de Guilherme Fortunato
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui