O tradicional desfile de 7 de setembro, que acontece no próximo domingo, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, com entrada gratuita à população terá um esquema especial de segurança, além de manifestações de grupos de direita e esquerda. Confira a programação completa.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal, a Esplanada será fechada às 23 horas do próximo sábado (6), mas a depender da movimentação, o horário poderá ser antecipado para às 15h ou 17h.
Manifestações de 7 de setembro
Durante o feriado de 7 de setembro, é muito comum haver manifestações e protestos de apoiadores, tanto da direita, quanto da esquerda. Em Brasília, foi divulgado e distribuído os locais de cada manifestação.
Os grupos de direita se encontram no Estacionamento Ibero-Americano, e os grupos de esquerda se reunem na Praça Zumbi dos Palmares. Confira as recomendações ao público:
- Leve água e alimentos
- Evite levar animais, barracas, carrinhos de compras, malas, bolsas e mochilas
- Armas de fogo, brancas e réplicas são proibidas, assim como qualquer item que compromete a própria segurança ou a integridade alheia
Programação do desfile de 7 de setembro em Brasília
- Entrada do público – partir das 6h30
- Recepção oficial ao presidente Lula e início dos desfiles – 9h
Blocos
- Eixo Temático 1: Brasil dos Brasileiros
- Eixo Temático 2: COP30 e Novo PAC
- Eixo Temático 3: Brasil do Futuro
Desfile
- Desfile Motorizado
- Apresentação da Pirâmide Humana
- Desfile Hipomóvel
- Apresentação da Esquadrilha da Fumaça
- Honras militares e término do desfile
O feriado do 7 de Setembro em 2025
Em 2025, o feriado nacional de 7 de setembro cai no domingo, o que deve impactar a programação de desfiles e comemorações no País. Apesar de não gerar prolongamento do fim de semana, a data seguirá sendo ponto alto de atividades cívicas, especialmente em Brasília e nas capitais estaduais.
As autoridades federais já anunciaram que os desfiles militares ocorrerão na manhã de domingo, com transmissão ao vivo pelas principais emissoras de televisão. O governo federal também prevê a realização de eventos paralelos, como atividades educativas em escolas e ações de conscientização sobre cidadania.
*Com supervisão de Guilherme Fortunato
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui