A partir desta quarta-feira (1) os ônibus de Cascavel, no Oeste do Paraná, passam a circular com horário estendido até 00h30, de segunda a sexta-feira, e até 00h aos sábados, domingos e feriados. Além da ampliação geral do sistema, retorna a operação da Linha Interbairros-Coopavel nas madrugadas.
A alteração foi necessária devido ao aumento na demanda nos últimos meses, conforme explica a diretora do Departamento de Transportes da Transitar, Larissa Boeing.
- Leia também: Morto na farmácia: “O policial só tem uma vida, não é videogame”, ressalta comando da PM
“A Transitar acompanhou todos os períodos da pandemia e as necessidades do transporte. Gradativamente, desde março de 2020, os horários de atendimento da população precisaram ser ajustados conforme as publicações dos decretos da saúde e com a demanda de passageiros, que sofreu redução. Com as flexibilizações, aos poucos os usuários começaram a voltar, desde estudantes à cooperativas, que desde o inicio da pandemia vinham utilizando serviço de fretamento e, agora, retornam ao sistema com atendimento inclusive na madrugada.”
Em abril deste ano, as 59 linhas transportaram uma média diária de 53.230 passageiros em dias úteis. Em domingos e feriados, essa média ficou em 14.821/dia. Em comparativo com o mesmo período de 2020, no auge da pandemia, a média diária chegou a cair para 5,2 mil passageiros, período em que o transporte público ficou restrito a trabalhadores da saúde e atividades essenciais.
Clique para acessar os horários
Nova tarifa
Além do horário estendido, Cascavel também tem nova tarifa á partir desta quarta-feira (1º). Quem usar o transporte público do município terá que desembolsar R$ 4,50.
Segundo a prefeitura, os créditos adquiridos antes do reajuste, e que estão nos cartões poderão ser usados pelo valor antigo de R$ 4,10 durante o prazo de 30 dias, a contar do início da vigência da nova tarifa.
A última vez que a tarifa foi reajustada em Cascavel foi em 2020.