O abastecimento já voltou ao normal em Londrina, Arapongas e Apucarana
O abastecimento de água nas cidades das regiões norte e noroeste do Paraná, que foi prejudicado pelas chuvas que castigaram o Paraná na última semana, já está sendo normalizado, segundo a Sanepar.
Em Rolândia, cidade mais afetada pelas chuvas, o fornecimento de água ainda é parcial, , população é atendida parcialmente. A previsão, segundo a companhia, é que até a noite desta segunda-feira, a captação de água do Rio Ema seja recuperada. Rolândia também deve receber ainda nesta segunda o material necessário para repor as instalações da captação do Rio Jaú.
O abastecimento já voltou ao normal em Londrina, Arapongas e Apucarana.
Na cidade de Maringá, mais de 90% da população que é atendida pelo Rio Pirapó já está sendo abastecida normalmente. Com a instalação de um novo motor motobomba ainda nesta segunda-feira, a empresa espera retomar 100% da sua capacidade total de tratamento. A previsão é que todo o sistema seja normalizado, gradativamente, até o final da noite.
Ainda em Maringá, a Sanepar afirma que a baixa pressão na rede e o baixo nível de alguns reservatórios têm dificultado o atendimento em alguns bairros situados em regiões mais altas e mais distantes da Estação de Tratamento de Água. Nestes locais, o abastecimento deve se normalizar ao longo do dia. Caminhões-pipa estão reforçando o abastecimento à população.
Em situações como esta, a recomendação é para que a população que já começou a ser abastecida use a água de forma racional, evitando lavar roupas, calçadas e carros, priorizando a alimentação e a higiene, sem desperdiçar.