Estão abertas as inscrições para o 1º Congresso Paranaense de Cidades Digitais, que conta com apoio do Ministério das Comunicações e que será realizado em Curitiba, no próximo dia 28 de novembro. Para participar, basta se inscrever gratuitamente pelo site https://congresso.redecidadedigital.com.br/. As vagas são limitadas.
Para a secretária de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações, Lygia Pupatto, o evento será uma excelente oportunidade para debater as possibilidades que surgem a partir da instalação de toda a infraestrutura de uma Cidade Digital. “Temos que refletir sobre todos os caminhos que se abrem, desde atrair indústrias, desenvolver uma economia criativa, melhorar a gestão dos serviços da prefeitura”, ressaltou.
Destinado a prefeitos, vereadores, gestores públicos, empresários,e interessados no tema, o encontro tem o objetivo de disseminar informações e fomentar o desenvolvimento de novas e já existentes cidades digitais no Paraná, como explica o diretor da Rede Cidade Digital, José Marinho, que promove o evento em parceria com o Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade (IBQP).
As atividades do Congresso começaram em maio deste ano, com a realização de rodadas regionais polarizadas por Curitiba, Londrina, Foz do Iguaçu, Ponta Grossa e Campo Mourão. Em todas estas rodadas, a SID apresentou o Programa Cidades Digitais, coordenado por esta Secretaria e que, somente no Estado do Paraná, contempla 17 municípios.
Ao todo, os encontros regionais encamparam representantes de cerca de 150 diferentes localidades. A maioria do Paraná, além de gestores públicos provenientes dos estados de RS, SC, SP, RJ, MG, PB e PE.
Também estarão presentes ao evento representantes da Anatel, do Serpro e do BNDES.