Abre e fecha na Fronteira: atrativos turísticos vão funcionar com horários ampliados
Os atrativos turísticos de Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná vão funcionar com horários ampliados durante o fim do ano.
O Parque Nacional do Iguaçu terá horário ampliado neste período de férias. A partir do dia 25 de dezembro, o parque abrirá todos os dias, inclusive às segundas-feiras, das 8h às 16h. A programação ampliada seguirá até o dia 31 de janeiro de 2022.
O Marco das 3 Fronteiras, vai abrir ampliar o horário a partir de segunda-feira, 27, todos os dias, das 14h às 21h, até o final de janeiro de 2022. O atrativo também terá horário de atendimento especial na véspera do Natal e do ano-novo. Nesses dois dias, o restaurante Cabeza de Vaca não atenderá e o Marco abrirá das 14h às 18h. Já nos feriados, 25 de dezembro e 1º de janeiro, o Marco das 3 Fronteiras funcionará normalmente, das 14h às 21h.
A Itaipu Binacional já ampliou o horário de visitação desde início de dezembro. O passeio panorâmico está aberto todos os dias das 8h30 às 17h. O refúgio biológico Bela Vista estará aberto todos os dias até 16 de janeiro – normalmente fecha às segundas-feiras para manutenção, o que não vai ocorrer neste final de ano.
No serviço municipal, a Secretaria da Saúde divulgou os horários de atendimento à população. As 29 unidades básicas de saúde funcionarão em sistema de escala, fechando apenas nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e 1º de janeiro de 2022. Para os moradores que precisam receber a vacina contra a Covid-19, a orientação é buscar a unidade no período da manhã.
Veja como ficam os horários de funcionamento dos serviços municipais:
Urgência e Emergência
Os serviços de urgência e emergência prestados pelas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) João Samek, no Jardim das Palmeiras e Dr Walter Cavalcante Barbosa, no Morumbi, funcionam de forma ininterrupta durante todo o final de ano, assim como a Unidade de Saúde 24 Horas Padre Ítalo Paternoster, no Porto Meira, SAMU, SIATE e Hospital Municipal Padre Germano Lauck.
Sede administrativa e programas
A sede da Secretaria da Saúde, na Avenida Brasil, o Centro de Controle de Zoonoses, a Vigilância em Saúde, a coordenação dos Programas IST Aids e Hepatites Virais, Controle de Tuberculose e Hanseníase, o Setor de Tratamento Fora de Domicílio (TFD) e o Programa Municipal de Obesidade Mórbida funcionarão das 8h às 14h entre os dias 20 a 23 e 27 a 30 de dezembro, fechando apenas entre Natal e Ano Novo.
O mesmo horário vale para o almoxarifado de insumos, setor de manutenção e almoxarifado de medicamentos. O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), anexo ao Hospital Municipal, atenderá das 7h às 13h nestes dias. Para o mês de janeiro, o horário das 8h às 14h deve ser mantido para os serviços administrativos da saúde.
Veja também: Confira como fica o atendimento nas agências do trabalhador de Cascavel, Toledo e Foz
CEM
O Centro de Especialidades Médicas (CEM), na Avenida Brasil, ficará aberto das 7h às 17h entre os dias 20 a 23 e 27 a 30 de dezembro, para atendimento a pacientes com consultas e exames previamente agendados, para informações e agendamento de retornos com os médicos especialistas.
Transporte Sanitário
O transporte sanitário funcionará durante todo o recesso para atendimento a pacientes em tratamento de hemodiálise, fisioterapia, oncologia, apoio ao SAMU e Unidade Padre Ítalo. O serviço atende também pacientes acamados, transplantados, pacientes debilitados e altas hospitalares. O telefone do Transporte Sanitário é: 3308-2015.
CAPS e CER IV
Os três CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) funcionarão em sistema de escala, das 8h às 17h, específico para acolhimento. Não haverá atendimento somente nos dias 24 e 25, 31 e 1º. Em caso de urgência, o SAMU deve ser acionado, via 192. O Centro Especializado em Reabilitação Dr José Carlos Azeredo (CER IV) também funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, em sistema de escala, com suspensão do atendimento no Natal e Ano Novo.
Recesso na Prefeitura
As repartições públicas da Prefeitura de Foz do Iguaçu estarão fechadas entre 23 de dezembro a 2 de janeiro, com retorno das atividades no dia 3 de janeiro, das 07h30 às 13h30. Além da saúde, não haverá recesso para diversos órgãos da administração que prestam serviços considerados essenciais, como segurança, assistência social, coleta de lixo e limpeza pública.