A Escola de Samba Acadêmicos da Realeza é conhecida no Carnaval de Curitiba pela organização dos desfiles, pelo envolvimento comunitário e pela presença constante na programação oficial da festa. Fundada no dia 3 de março de 1997, a escola conhecida como a “Alvinegra Curitibana” é uma das mais tradicionais da capital paranaense.

Inicialmente, a escola construiu sua identidade com base na valorização da comunidade, no trabalho coletivo e na busca por apresentações competitivas e bem estruturadas. Ao longo das edições do Carnaval, a agremiação se consolidou como uma das representantes do samba local, participando dos desfiles oficiais promovidos no município.
As conquistas da escola Acadêmicos da Realeza
Após levar o título do grupo de acesso em 1998, a Acadêmicos da Realeza conquistou seu lugar na história conquistando o título no grupo principal logo em 1999. Além disso, o grupo também levou o título em 2001, 2002, 2003 e 2024.
Relembre o enredo da Acadêmicos da Realeza em 2025
No último carnaval curitibano, a escola se apresentou com o samba-enredo “O Essencial é Invisível aos Olhos”. Inspirado tanto pelo livro Pequeno Príncipe de Antoine de Saint-Exupéry e a trajetória do hospital curitibano de mesmo nome, o desfile contou com a participação de pessoas que receberam tratamento médico nas clínicas quando crianças.
De acordo com o diretor da Acadêmicos da Realeza, Paulo Roberto Scheunemann, o principal destaque da apresentação foi o carro alegórico que representava o hospital. A decoração foi feita com tecidos estampados pelas mãos de pacientes e profissionais.
“O Hospital Pequeno Príncipe é um patrimônio do Brasil, uma referência em amor e acolhimento e nossa missão nesse carnaval é contar essa história para que todos conheçam”, afirmou.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do Ric.com.br. Clique aqui