O dado é resultado de uma pesquisa realizada com usuários de terminais aéreos pela Secretaria de Aviação Civil. No primeiro trimestre deste ano, foram ouvidas cerca de 21.216 pessoas, em quinze dos principais aeroportos do país.
Segundo a Secretaria, foram avaliadas – entre outras coisas – a cordialidade e a eficiência dos funcionários aeroportuários; o preço cobrado pelos estacionamentos e estabelecimentos de alimentação e de comércio; acesso ao aeroporto; check-in; emigração; inspeção de segurança; imigração; aduana, instalação aeroportuária; e ambiente.
“Essa pesquisa é uma ferramenta importante porque vai servir para a construção de soluções que aprimorem a gestão dos aeroportos no país”, disse o ministro da Aviação Civil, Wellington Moreira Franco. A partir do mapeamento, os aeroportos deverão desenvolver um plano de gestão para manter as avaliações positivas e melhorar os indicadores das áreas que tiveram baixa avaliação.
Além do Afonso Pena, a pesquisa foi realizada nos seguintes terminais: Aeroporto Internacional Eduardo Gomes (Manaus/AM), Aeroporto Internacional Pinto Martins (Fortaleza/CE), Aeroporto Internacional Augusto Severo (Natal/RN), Aeroporto Internacional Luís Eduardo Magalhães (Salvador/BA), Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek (Brasília/DF), Aeroporto Internacional Gilberto Freire (Recife/PE), Aeroporto Internacional Marechal Rondon (Cuiabá/MT), Aeroporto Internacional Tancredo Neves (Confins/MG), Aeroporto Internacional Governador André Franco Montoro (Guarulhos/SP), Aeroporto de Congonhas (SP), Aeroporto Internacional de Viracopos (Campinas/SP), Aeroporto Internacional Tom Jobim – Galeão (RJ), Aeroporto Santos Dumont (RJ) e Aeroporto Internacional Salgado Filho (Porto Alegre/RS).