As agências do Paraná atendem em média 3 mil pessoas por dia. Servidores ficaram parados durante 80 dias

A greve dos servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi encerrada na tarde de sexta-feira (25) em todo o Paraná e a agência do INSS de Curitiba já amanheceu com filas nesta segunda-feira (28). No entanto, de acordo com o Sindicato dos Servidores Públicos Federais, em Saúde, Trabalho, Previdência e Ação Social do Estado do Paraná (Sindprevs-PR), as 74 agências do Estado só devem voltar a atender o público na quinta-feira (1°). A greve durou quase 80 dias e foi aderida por 90% dos servidores do Estado.

Segundo o Sindprevs, a assinatura do acordo entre governo e entidades sindicais foi agendada para as 17h desta terça-feria (29). Além disso, antes de abrir as agências, os servidores precisam colocar em dia alguns trabalhos internos. O INSS deve realizar mutirões de atendimento para reduzir as demandas acumuladas durante os quase três meses de paralisação. Nos 80 dias de greve, as agências paranaenses deixaram de realizar mais de 170 mil atendimentos.

Pela proposta do governo, os servidores do INSS vão receber aumento salarial de 5,5% em 2016 e de 5% em 2017. O reajuste ficou bem abaixo do desejado, que era 27%. Eles pediam também a incorporação de gratificações, 30 horas de trabalho semanal, realização de concurso público e melhoria das condições de trabalho.

Perícias

Apesar do fim da greve, a realização das perícias médicas deve continuar restrita. Cerca de 85% da categoria aderiu a paraliação e está em greve há mais de 20 dias em todo o país. O diretor da Associação Nacional dos Médicos Peritos, Luiz Argolo, disse que a expectativa é que as negociações comecem nos próximos dias.

Em nota divulgada na última sexta-feira (25), o INSS informou que, com a apresentação das propostas do governo às reivindicações dos servidores e com a previsão da assinatura de acordo entre as entidades sindicais e o Executivo, o órgão espera que o atendimento à população seja normalizado nos próximos dias.

Para evitar mais transtornos e deslocamentos desnecessários aos segurados, o instituto orienta que, antes de procurar uma agência, o cidadão entre em contato com a Central 135 para obter informações referentes à situação do atendimento e aos serviços disponíveis.