Serão fiscalizados 25.857 imóveis até o dia 17 de agosto, segundo a prefeitura

Os agentes de controle de vetores da Prefeitura de Curitiba começaram nesta segunda-feira (18) uma pesquisa em todos os bairros da cidade para verificar o nível de infestação do mosquito Aedes Aegypti. De acordo com Secretaria Municipal de Saúde, serão vistoriados 25.857 imóveis, sorteados por um sistema de amostragem, até o dia 17 de agosto.

O estudo, conhecido como Liraa (Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes Aegypti), será realizado por cerca de 100 agentes que estarão uniformizados e identificados.

O objetivo da pesquisa, realizada em todo o Brasil, é identificar a ocorrência de focos do mosquito em municípios com mais de nove mil imóveis.

Por determinação do Ministério da Saúde, a capital paranaense fará dois Liraa em 2016, em julho e em outubro. Em outubro do ano passado, o monitoramento indicou um resultado inferior a 1%. Índices entre 1% e 3,9% indicam situação de alerta enquanto superiores a 4% significam surto do mosquito.

Boletim

O último boletim de monitoramento da Secretaria Municipal da Saúde, divulgado em 8 de julho, registrou 493 casos de dengue (469 importados e 24 autóctones), 14 casos importados de chikungunya e 38 casos de zika (30 importados e 8 autóctones). O último caso de dengue registrado em Curitiba ocorreu em junho, sendo o único caso da doença no referido mês, e o último registro de zika aconteceu em março.