O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta quinta-feira (4), três alertas amarelos para o Paraná. Um de ventos costeiros, outro de temporais e de baixa umidade.A maior parte do estado deve ser atingida pelos fenômenos. Confira os avisos.

Alerta amarelo de temporais no Paraná
De acordo com o Inmet, o estado entrou em alerta amarelo de tempestades a partir das 10h desta quinta. Com isso, boa parte dos municípios estão sob risco de fortes chuvas, ventos intensos e também para estragos.
Conforme o aviso, a chuva deve variar entre 20 e 30 milímetros por hora e também chegar aos 50 milímetros por dia. Além disso, as rajadas de vento ficam entre 40 a 60 quilômetros por hora.
Do mesmo modo, o instituto alerta para o risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos. Contudo, os riscos são considerados baixos.
O alerta amarelo deve durar até a metade da manhã desta sexta-feira (5) e deve atingir a Grande Curitiba, Noroeste, Sudoeste, Norte e os municípios da área central do estado.

Alerta amarelo de ventos costeiros no Paraná
De acordo com Inmet, o Paraná também está em alerta amarelo para ventos costeiros pelos próximos dois dias. O aviso começou a valer nesta segunda-feira (1º) e deve seguir até o sábado (6). Além do litoral do estado, a Região Metropolitana de Curitiba (RMC) também deve ser afetada.
Conforme o alerta, os fortes ventos também afetam as dunas de areia sobre construções na orla. Do mesmo modo, o litoral de Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro também serão atingidos.
Baixa umidade
O território paranaense também enfrenta uma baixa umidade em algumas áreas. De acordo com o instituto, a umidade relativa do ar está variando entre 30% e 20%, causando risco de incêndios florestais no sudeste, norte pioneiro, noroeste e sudoeste paranaense.
Instruções do Inmet:
- Beba bastante líquido.
- Evite desgaste físico nas horas mais secas.
- Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui