Uma faculdade particular no estado de Karnataka, na Índia, causou polêmica após a divulgação de fotos de alunos utilizando caixas de papelão na cabeça durante a aplicação de uma prova. De acordo com a instituição, Bhagat Pre-University College, o ato foi planejado e contou com consentimento dos estudantes, que inclusive levaram as suas próprias caixas.

Segundo o The Times of India, logo após receber as imagens dos alunos, o departamento de educação do país repreendeu a instituição. Entretanto, diretores da faculdade informaram que o método foi discutido com os estudantes. Mais tarde a instituição se pronunciou e declarou arrependimento.

alunos caixa na cabeca
(FOTO: REPRODUÇÃO/ THE TIMES OF INDIA)

Método para evitar colas

As imagens dos alunos utilizando caixas de papelão na cabeça impressionam. Por um instante até parece brincadeira, mas na verdade, foi o método que um professor de química resolveu utilizar para diminuir as colas. Segundo informações da imprensa indiana, os professores estavam indignados com a quantidade de avaliações iguais, resultado de trapaças.

Então, para diminuir o índice de colas, o professor solicitou que os alunos levassem caixas de papelão para o dia da prova. Pelas imagens dá para perceber que quase todos levaram, alguns aparecem sem a caixa.  

“Implementamos essa ideia para coibir práticas ilícitas e não para assediar os alunos. Isso é apenas um experimento […] Discutimos isso com os alunos e aceitamos seu consentimento antes de implementá-lo”, contou MD Sateesh, um dos diretores da escola.

Por outro lado, o conselho de educação exigiu explicações, sobre a atitude que classificou como desumana. “Dissemos claramente à gerência para dar uma explicação por escrito e, se esse tipo de incidente for repetido no futuro, o departamento cancelará a licença da escola“, disse SC Peerjade, vice-diretor do conselho local de pré-educação.

Mais tarde, em entrevista à BBC, o diretor MD Sateesh voltou atrás e se disse arrependido pelo método aplicado. “Alguns que o usaram o removeram após 15 minutos, outros após 20 minutos e nós mesmos pedimos para removê-lo após uma hora”, declarou.

Método não é inédito

Apesar de estranho, esta prática já foi utilizada em outras escolas pelo mundo. No México, Luis Juárez Texis, diretor do Campus 01 “El Sabinal” do College of Bachelors, no estado mexicano de Tlaxcala, foi acusado de humilhar e violar os direitos humanos básicos de seus alunos, após divulgarem uma foto dele aplicando uma avaliação.

Nas imagens, assim como na Índia, os estudantes estão com caixas de papelão na cabeça. Veja o registro abaixo:

alunos caixa na cabeca
(FOTO: REPRODUÇÃO/ Oddity Central)

Já na Tailândia, em 2013, um professor obrigou alunos a utilizarem um capacete anti-trapaças. Feito com folhas de papel sulfite, o acessório impedia a visão periférica dos estudantes. Veja a engenhoca:

(FOTO: REPRODUÇÃO/ Oddity Central)
Guilherme Becker
Guilherme Becker

Editor

Guilherme Becker é formado em Jornalismo pela PUCPR, especializado em jornalismo digital. Possui grande experiência em pautas de Segurança Pública, Cotidiano, Gastronomia, Cultura e Eventos.

Guilherme Becker é formado em Jornalismo pela PUCPR, especializado em jornalismo digital. Possui grande experiência em pautas de Segurança Pública, Cotidiano, Gastronomia, Cultura e Eventos.