Alunos da Escola Municipal CEI Monteiro Lobato aprenderam na última terça-feira (13) a preparar sucos saudáveis e saborosos. As bebidas contém pouco açúcar e são feitas de alimentos baratos e nutritivos. O evento também contou com a participação dos pais.
Receitas e orientações sobre como aproveitar e reaproveitar o melhor dos ingredientes foram repassadas por nutricionistas das secretarias municipais do Abastecimento e Educação, em uma van colorida com uma cozinha adaptada para oficinas rápidas sobre alimentação, estacionada no pátio da escola. É a Unidade Móvel de Segurança Alimentar.
Por meio de oficinas itinerantes e rápidas, com duração de 15 minutos, a equipe do programa de Educação Alimentar, da Secretaria Municipal de Abastecimento orienta a utilizar integralmente os alimentos. Levar a unidade até a escola fez parte das ações da parceria entre as duas secretarias para promover educação nutricional entre os estudantes e suas famílias.
Na escola a unidade móvel foi uma sensação entre as crianças ,que acompanharam com atenção e muita curiosidade o preparo das bebidas. Além de aprender a lavar, cortar e aproveitar cascas, folhas, sementes e caldo de frutas, verduras e legumes, as crianças e seus pais puderam provar e saborear os sucos. “Sabemos que quando fazemos nas escolas uma prática culinária com as crianças elas gostam de reproduzirem casa. Envolvemosa participação dos pais no preparo para as chances de repetição nas famílias serem maiores”, disse Liziane Rodrigues, nutricionista da gerência de alimentação da Secretaria da Educação.
A nutricionista responsável pela Unidade Móvel, Joice Ruthes, que realiza o trabalho de ação educativa também em feiras e Armazéns da Família, acredita que a escola é um dos espaços mais importantes para disseminar informações sobre alimentação saudável. “As crianças cobram em casa e exigem a mudança de hábito dos pais”, diz Joice.
Outra observação feita por Joice é o fato de as crianças aprovarem muito mais do que os adultos o sabor dos sucos que levam quantidades de açúcar muito inferior aos sucos industrializados e dos refrigerantes. “Quanto menor a criança melhor a aceitação, pois o paladar ainda não está viciado em bebidas excessivamente adoçadas”, diz a nutricionista.
Quem provou as misturas de limão e couve, ou de manga, cenoura e limão, além do famoso “suco dourado” que leva mamão, laranja e cenoura e faz o maior sucesso entre a meninada que aprecia a cor viva da bebida aprovou. “É refrescante muito alaranjado. Bom demais”, disse Fabiane Tavares, de 6 anos, entre um gole e outro.
Para João Vitor de Jesus, de 8 anos, a facilidade de preparar os sucos é o que vai fazer com que a mãe opte por eles, ao invés das opções em caixa. “Rende muito mais, então é mais fácil do que comprar no mercado”, disse o estudante. Acostumada a preparar sucos naturais para o neto, a diarista Roseni Procanelo gostou de conhecer outras opções de sabores para preparar ao menino. “Sempre faço de laranja, pois acho mais saudável. Agora vou acrescentar outras frutas e até verduras”, disse Roseni.
Todos os ingredientes usados nos sucos foram utilizados com casca, para o melhor aproveitamento do valor nutricional de cada produto sem perder nenhuma parte. As receitas apresentadas ao público são testadas pela equipe da Secretaria de Abastecimento.
A oficina de preparo de sucos acontece paralelamente a uma série de atividades promovidas pela Secretaria Municipal da Educação para incentivar hábitos saudáveis de vida por meio do que se come. No primeiro semestre, as oficinas em parceria com a Unidade Móvel de Segurança Alimentar aconteceu em nove unidades educacionais da rede de ensino.
Para este semestre foram agendadas oficinas para ensinar o preparo das bebidas para crianças de até cinco anos, em dois Centros Municipaisde Educação Infantil (CMEIs). No dia 6 de setembro a Unidade Móvel estará no CMEI Uberaba e dia 27 de setembro no CMEI Trindade. AS oficinas podem ser realizadas em qualquer escola ou CMEI da rede, basta a direção agendar a data com a Gerência de Alimentação da Secretaria da Educação pelo email: [email protected].