Nesta segunda-feira (24), equipes do departamento de Pesquisa e Conservação da Fauna da Secretaria Municipal do Meio Ambiente receberam um veado pardo (Mazama gouazoubira), capturado no pátio de uma empresa na Rodovia dos Minérios. Ele recebeu tratamento veterinário e está em observação no setor de isolamento do Passeio Público. Posteriormente, o animal deverá ser solto no Parque Lago Azul, no Sul da cidade.

“A ocorrência de animais silvestres da fauna nativa encontrados dentro do seu próprio quintal, pátio ou áreas internas da residência, é um fato cada vez mais comum e importante para a cidade”, disse o diretor do departamento, Alexander Biondo.

Ele informou que está sendo firmada uma parceria do Município com o Ibama para a soltura de animais capturados em situações de risco dentro dos próprios limites da cidade, em local apropriado e monitorado. “Nas próximas semanas, faremos a soltura de vários papagaios e outras aves capturadas, em parques e praças de Curitiba”, disse Biondo.

Segundo ele, este é considerado um exemplo de preservação do meio ambiente e de sustentabilidade. “Estes animais acabam se adaptando às grandes áreas de parques e praças da cidade e convivem tranquilamente com o ambiente urbano destes locais”, afirmou.

O veado capturado nesta semana é uma fêmea filhote de aproximadamente quatro meses de idade. O animal foi entregue aos veterinários da Secretaria do Meio Ambiente pela Primeira Companhia de Polícia Militar Ambiental, que fez a captura. Após receber pronto-atendimento num ferimento na região da boca, passou por exames clínicos gerias e recebeu microchip de identificação, o que tornará possível o seu monitoramento depois que for solto em área pública.