Termina nesta sexta-feira (14) o ano letivo nas escolas municipais e nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), as creches da prefeitura de Curitiba. As aulas 140 mil alunos da educação infantil e do ensino fundamental atendidos pela rede municipal voltarão no dia 14 de fevereiro de 2013.

No retorno, a rede municipal de ensino terá 183 escolas e 198 creches em funcionamento. “Em nossa administração, conseguimos ampliar significativamente o número de vagas nas creches e melhorar a qualidade do ensino nas escolas, um compromisso que assumimos para garantir um futuro para as crianças de Curitiba”, disse o prefeito Luciano Ducci.

Nos dois anos de gestão, o prefeito entregou uma escola e 21 novas creches – um número recorde na história de Curitiba. Até o fim de dezembro, Luciano Ducci deverá inaugurar outros dois CMEIs e uma escola. No início de 2013 também deverão ser concluídas as obras de duas creches iniciadas nesta gestão.

Diversão

Mesmo no período de férias, o Comunidade Escola, programa que oferece atividades gratuitas nas escolas nos fins de semana, continuará em funcionamento a partir de 9 de janeiro. Serão 24 escolas abertas aos sábados e domingos, das 9h às 17h. Adultos e crianças terão à disposição espaços de lazer e laboratórios de informática para a prática de atividades sócio-educativas, culturais e de lazer.

Para o coordenador do programa, Luciano Martins, a abertura do Comunidade Escola nas férias traz benefícios tanto para os moradores dos bairos quanto para as unidades de ensino.

“As comunidades já estão habituadas com as escolas abertas durante o ano todo. Nas férias, elas são uma alternativa para os moradores participarem de atividades gratuitas em espaços seguros e estruturados”, diz Luciano. “Já as escolas ficam menos sujeitas a ações de vandalismo e depredação, pois muitas estarão abertas inclusive durante a semana”.

Além da abertura de quadras esportivas e espaços de lazer, estão programadas durante o período de férias aulas de artesanato, culinária, teatro, poesias, dança e muito mais.

A programação poderá ser vista a partir de janeiro no site www.cidadedoconhecimento.org.br.